Cidades

Cidade amanhece coberta de lama e contabiliza os estragos do temporal

Em vários bairros moradores sofreram com enchentes, deslizamentos, queda de muros e falta de energia elétrica

Guarulhos amanheceu, nesta terça-feira, coberta de lama em diversas vias, enquanto a população contabilizava os estragos causados pela chuva do dia anterior. A Defesa Civil registrou 21 ocorrências só entre as 16h e 21h de segunda-feira. Em vários bairros moradores sofreram com enchentes, deslizamentos, queda de muros e falta de energia elétrica.

Como publicado pelo HOJE na edição desta terça-feira, em apenas três horas foram 86,0 milímetros de chuva, 30,1% do total no mês de fevereiro. Segundo a Defesa Civil, no domingo a chuva chegou 53 mm. O órgão considera preocupante o acúmulo de água na cidade, que pode provocar novos deslizamentos.

A Defesa Civil atendeu ocorrências de rachaduras, queda de muros, enchente, deslizamento e queda de árvore. Informou ainda que mantém o monitoramento das áreas atingidas, como Jardim Tranquilidade, Jardim Nova Cumbica, Novo Recreio, Vila Galvão, Vila São Rafael, Itapegica e Gopoúva.

Segundo a EDP Bandeirante, durante a chuva aproximadamente seis regiões da cidade tiveram o fornecimento de energia elétrica interrompido.

Centro – Na região central houve queda de muros em dois imóveis. Quatro carros foram soterrados e o local foi parcialmente interditado no Jardim Barbosa. Não houve vítimas. No Jardim Cumbica o muro de uma empresa também desabou e dez famílias foram afetadas. Três tiveram que desocupar suas casas, enquanto as demais foram orientadas a utilizar somente parte das residências.

A avenida Presidente Tancredo Neves ficou repleta de lama no trecho de encontro com a rua José Tríglia. No cruzamento da rua Jaiminho com a avenida Esperança, a chuva deixou grandes buracos. A rua Orlândia, nas proximidades do hipermercado Walmart, a água atingiu um metro e deixou muita lama. Na Vila Operária, um deslizamento ocorrido em janeiro foi agravado. Moradores se queixam da ausência da Defesa Civil no local.

Posso ajudar?