Cidades

Cidade conta com dois postos para vacinar contra febre amarela quem vai viajar

O morador de Guarulhos que pretende viajar para outros países e precisa apresentar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia ou viajará para alguma área que tenha risco de transmissão para Febre Amarela deve ficar atento aos prazos e locais de vacinas, que na cidade têm postos exclusivos.
 
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde apenas a UBS Cecap (Rua Prof. Maria Dell Pilar Munhoz Bonanato, 78 – Parque Cecap) e o Ambulatório da Criança (Rua Oswaldo Cruz, 151 – Centro) estão atendendo os viajantes que devem levar documento original, oficial e com foto (RG ou passaporte, por exemplo) para retirar o Certificado Internacional de Vacinação.
 
A pasta orienta aos viajantes que tomem a vacina contra febre com antecedência de, no mínimo, dez dias antes da viagem. Para ser atendido nessas unidades é preciso que o viajante leve algum comprovante da viagem marcada, com passagens, reservas de hotel entre outros. 
 
Atenção, a vacina de febre amarela é contraindicada para os seguintes grupos:
– Pacientes com imunodeficiência primária ou adquirida;
– Indivíduos com imunossupressão secundária à doença ou terapias;
– Imunossupressoras (quimioterapia, radioterapia, corticoides em doses elevadas);
– Pacientes em uso de medicações anti-metabólicas ou medicamentos modificadores do curso da   doença (Infliximabe, Etanercepte, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacept, Belimumabe, Ustequinumabe, Canaquinumabe, Tocilizumabe, Ritoximabe);
– Transplantados e pacientes com doença oncológica em quimioterapia;
– Indivíduos que apresentaram reação de hipersensibilidade grave ou doença neurológica após dose prévia da vacina;
– Indivíduos com reação alérgica grave ao ovo;
– Pacientes com história pregressa de doença do timo (miastenia gravis, timoma).
 
 

Posso ajudar?