Policial

Cidade é considerada rota de tráfico de drogas

Traficantes usam o Aeroporto Internacional para enviar drogas para fora do país

O município é considerado rota para o tráfico de drogas, segundo o chefe de investigações da Delegacia Seccional de Guarulhos, Roberto Alonso. Isto pode ser observado na quantidade de apreensões da Polícia Civil só neste início de ano, quando mais de 24 quilos de entorpecentes foram encontrados em diferentes regiões da cidade, em cerca de 20 flagrantes.

Alonso estima que o total apreendido neste biênio seria responsável por um rendimento de aproximadamente R$ 400 mil aos criminosos. Já durante o ano passado, 209 operações resultaram em 438 quilos de drogas apreendidos.

Ele frisa a prioridade das ações no combate ao tráfico de drogas, aponta a presença do Aeroporto Internacional de Guarulhos, como o principal fator para a rota na cidade. "Guarulhos se torna rota para o recebimento e envio de drogas vindas do Exterior e daqui mesmo, como do Rio de Janeiro".

Os números da Polícia Federal também são alarmantes. Em 2010, a delegacia do Aeroporto apreendeu quantidade recorde de entorpecentes, mais 1.800 kgs de cocaína foram pegos. O número é 38% superior ao de 2009. Ainda em 2010, os agentes federais do aeroporto impediram que 19 de metanfetamina e 25 mil pontos de LSD fossem transportados. Nas operações foram presas 343 pessoas, a maioria homens. Entre as nacionalidades com maior número de prisões, estão nigeriana, brasileira, angolana, espanhola e sul africana. A Polícia Militar também registrou aumento nos índices. No ano passado, 1.553 quilos de drogas foram encontrados em aproximadamente duas mil operações policiais. A quantidade ultrapassa em 20% a apreensão de 2009, que chegou a 1.293.

Apreensões – Uma das principais apreensões da Polícia Civil este ano, feita por equipes do Garra e do Dise, ocorreu na sexta-feira que antecedeu o carnaval. Em uma minirefinaria na favela do Birigui, em Cumbica, a polícia apreendeu 10.094 pinos de cocaína, totalizando mais de oito quilos da droga, 211 gramas de crack, sete frascos de éter, além de 12 cartuchos de munição calibre 38 e sete celulares. Objetos utilizados para o preparo da droga e anotações da contabilidade do tráfico.

A apreensão, realizada a partir de uma denuncia anônima, resultou na prisão de duas pessoas, dentre estas um adolescente de 16 anos. O chefe da Seccional de Guarulhos, Roberto Alonso, informou que as investigações prosseguirão, no intuito de localizar os responsáveis pelo laboratório.

Ele ressalta que as favelas ainda são os locais com maiores índices de tráfico e atribui o fato principalmente ao difícil acesso da polícia às comunidades.

Posso ajudar?