Cidades

Cidade recebe 20 novos veículos para o transporte coletivo

O transporte coletivo de Guarulhos passou a contar com 20 novos ônibus. No total são 922 veículos, entre ônibus e microônibus, sendo praticamente todos adaptados aos deficientes físicos, com elevadores e cinto de segurança para cadeiras de rodas.

Os novos veículos, da E.O. Vila Galvão, fazem parte do projeto da prefeitura de renovação da frota, que atualmente é uma das mais novas do estado com tempo médio de dois anos, e circularão a partir do Terminal São João.

"Essa renovação faz com que tenhamos uma qualidade muito melhor no transporte. Para garantir que tudo continue assim, a substituição é necessária porque querendo ou não os veículos em circulação vão ficando velhos, por isso temos esse projeto de renovação", afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira.

O diferencial, porém, está no primeiro ônibus da cidade que atende as determinações de redução de poluentes, em vigor desde janeiro deste ano, previstas pela fase 7 do Proconve – Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente. As normas têm como base os padrões internacionais Euro V, em vigor na Europa desde 2009.

"Esse tipo de veículo é muito menos poluente porque permite que grande parte da emissão se transforme em vapor. Além disso, há a expectativa que ele proporcione uma economia considerável", afirmou o diretor da E.O. Vila Galvão, José Roberto Iasbek Felício, que explicou que os veículos com o Euro V têm um custo total 12% maior que os anteriores.
O investimento total com a renovação da frota foi de R$ 5 milhões.

Posso ajudar?