Quem vem de São Paulo para Guarulhos pela rodovia Presidente Dutra logo percebe quando passou de um município para o outro. Enquanto a Capital goza dos benefícios da Lei Cidade Limpa, que disciplinou de forma efetiva os anúncios publicitários, a segunda cidade do Estado segue como uma terra sem lei. Ou melhor, sem lei para a divulgação da propaganda da Prefeitura. Porque para os empresários que desejam anunciar suas marcas ou serviços, a lei é rigorosa.
Basta atravessar o limite dos dois municípios, marcado pela rodovia Fernão Dias, para perceber que em Guarulhos prevalece a lei da cidade suja. E quem deveria dar o exemplo é justamente quem mais se beneficia de um velho jargão: “a lei foi feita para os outros”. A Prefeitura de Guarulhos sob a administração do PT é a maior anunciante em painéis, faixas, cartazes e outdoors que se espalham pelos quatro cantos do município. Ao lado direito da Dutra, na altura do km 227, dois painéis gigantescos revelam que “Guarulhos Tem” muita sujeira por aí.
Ali já se registra a primeira infração à lei instituída pelo prefeito Sebastião Almeida (PT) em 2011, por meio do Decreto 29.330 que revogou um anterior, o 27.630 de 2010, de teor parecido, mas um pouco mais rígido. Trata-se do “Guarulhos de Cara Nova” que determinava entre outras coisas que “no perímetro urbano, haverá pelo menos 50m entre os outdoors. Já nas margens das rodovias, a distância mínima será de 100m.” No km 222, à sombra do Viaduto Cidade de Guarulhos, por falta de um outdoor, há dois, um ao lado do outro, ambos com propaganda da Prefeitura. Chama a atenção que, além de infringir a lei municipal, as placas ferem a lei do bom senso já que podem tirar a atenção dos motoristas no meio da curva fechada de acesso ao Viaduto.
Essas placas de “boas vindas” a Guarulhos não são exceção. Numa demonstração clara de que a instalação indiscriminada de outdoors faz parte da política de comunicação da Prefeitura é que neste ano foram espalhadas placas nos mais diversos espaços públicos. Nem praças foram poupadas. No meio da Oito de Dezembro, no coração do Taboão, elas estão lá para fazer propaganda – muitas vezes enganosas – da administração municipal.
Nem o Bosque Maia, um dos principais cartões postais de Guarulhos, foi poupado. No mês passado, mesmo com diversas críticas que transitaram nas redes sociais, a Secretaria de Comunicação que – sabe-se lá os motivos – defende com unhas e dentes o “cidade suja” instalou dois grandes outdoors sobre as grades que separam a avenida Paulo Faccini do parque municipal. Outras duas placas também estão afixadas na lateral do Bosque, ao lado da Papa João XXIII.
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