Variedades

CINEMA – Conspiração e Poder mostra o fracasso de uma reportagem

O lançamento de “Batman vs Superman: A Origem da Justiça” provavelmente vai ofuscar esse drama jornalístico, baseado em história real. Não chega a ser um “Spotlight – Segredos Revelados” – também baseado em fato real, que mostra a denúncia de jornalistas sobre diversos casos de abusos de crianças por padres católicos –, mas vale por trazer, mais uma vez, o trabalho do jornalismo em uma apuração grave, que nesse caso pode comprometer a reeleição de um presidente dos Estados Unidos.
 
Dirigido por James Vanderbilt, mais conhecido como roteirista e produtor, “Conspiração e Poder” (distribuído pela Mares Filmes) traz como protagonistas os ótimos Cate Blanchett (“Carol”) e Robert Redford (“Capitão América 2 – O Soldado Invernal”). Também fazem parte do elenco Dennis Quaid (“A Qualquer Preço”) e Topher Grace (“Interestelar”).
 
O grande destaque do filme é mostrar justamente o contrário de “Spotlight”: o fracasso de uma reportagem. A trama se passa em 2004, quando o então presidente George W.Bush tenta sua reeleição à Casa Branca. Entretanto, a produtora do famoso programa da CBS “60 minutes” Mary Papes (Blanchett) e o âncora Dan Rather (Redford) suspeitam que Bush foi um dos muitos jovens privilegiados, que usou os seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Isso poderia alterar o rumo das eleições. Após levantamento de várias informações e de prováveis provas, a reportagem é apresentada na TV americana, o que gera uma série de reclamações e contestações, colocando em “xeque” a credibilidade e o emprego dos dois contratados da CBS.
 

Posso ajudar?