Fim de semana com frio em São Paulo pede um bom filme e pipoca – em casa ou nos cinemas, que voltaram a funcionar com restrições de público. Confira nossa seleção:
<b>PRÉ-ESTREIA</b>
<b>Em Guerra com o Vovô</b>
Dir. Tim Hill. Robert De Niro aposta mais uma vez na comédia, desta vez no papel de Ed, que enfrenta as artimanhas do neto Peter (Oakes Fegley) para recuperar o quarto ocupado pelo avô quando este vai morar com a família.
<b>ESTREIAS</b>
<b>Bela Vingança</b>
Dir. Emerald Fennell. Cassandra (Carey Mulligan, indicada ao Oscar de atriz) sai à caça de homens em busca de reparação pelo que sua melhor amiga sofreu. Fennell levou o Oscar de roteiro original.
<b>Mães de Verdade</b>
Dir. Naomi Kawase. Satoko (Hiromi Nagasaku) e Kiyokazu (Arata Iura) realizam o sonho de serem pais adotando um bebê. Mas a mãe biológica aparece.
<b>Um Divã na Tunísia</b>
Dir. Manele Labidi. Golshifteh Farahani é Selma, uma psicanalista que se muda da França para a Tunísia, gerando muita curiosidade da população local.
<b>Demon Slayer: Mugen Train: O Filme</b>
Dir. Haruo Sotozaki. A animação derrubou "A Viagem de Chihiro" (2001) como campeão de bilheteria no Japão. Baseada num mangá de Koyoharu Gotoube, fala de um rapaz da era Taisho (1912-1926) lutando contra os demônios que mataram sua família.
<b>Mundo em Caos </b>
Dir. Doug Liman. Nesta distopia, David Prentiss (Mads Mikkelsen) é prefeito numa comunidade inteiramente masculina, desprovida de tecnologia e em que os pensamentos de todos podem ser ouvidos. Até que Todd (Tom Holland) descobre na floresta os destroços de uma nave, com apenas uma sobrevivente, Viola (Daisy Ridley).
<b>Libelu – Abaixo a Ditadura</b>
Dir. Diógenes Muniz. Vencedor do prêmio de melhor documentário nacional no Festival É Tudo Verdade, o longa fala da Liberdade e Luta, grupo estudantil de esquerda que surgiu em 1976 e teve entre seus membros o ex-ministro Antonio Palocci e o jornalista Reinaldo Azevedo.
<b>Boa Noite</b>
Dir. Clarice Saliby. Cid Moreira, apresentador do "Jornal Nacional" por 25 anos, narra o documentário sobre si mesmo.
<b>STREAMING</b>
<b>A Mulher na Janela</b>
Dir. Joe Wright. Baseado no livro de A.J. Finn e com roteiro de Tracy Letts, traz Amy Adams como Anna, uma mulher que sofre de agorafobia e vive trancada em seu apartamento, espionando os vizinhos. No elenco, Julianne Moore, Jennifer Jason Leigh e Gary Oldman. Na Netflix.
<b>Zana </b>
Dir. Antoneta Kastrati. Representante oficial de Kosovo no Oscar 2020 e selecionado no Festival de Toronto, o filme fala de uma mulher pressionada para curar a infertilidade procurando todos os métodos possíveis, incluindo curandeiros. Na Supo Mungam Plus.
<b>Os Relatórios sobre Sarah e Saleem</b>
Dir. Muayad Alayan. O diretor palestino mostra como o relacionamento de uma mulher israelense (Sivane Kretchner) e um homem palestino (Adeeb Safadi), ambos casados, ganha contornos políticos num país dividido. Vencedor de dois prêmios em Roterdã. Na Reserva Imovision.
<b>Carol </b>
Dir. Todd Haynes. Balconista de uma loja de departamentos, Therese (Rooney Mara) se aproxima da elegante e casada Carol (Cate Blanchett). No Looke.
<b>Quem Matou Lady Winsley?</b>
Dir. Hiner Saleem. Nesta comédia, uma romancista americana é assassinada numa ilha na Turquia, e um inspetor de Istambul parte para lá para tentar desvendar o caso. No Belas Artes à La Carte.
<b>O Pagador de Promessas</b>
Dir. Anselmo Duarte. Único filme brasileiro a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes, esta adaptação da peça de Dias Gomes fala sobre a peregrinação de um homem (Leonardo Villar) e sua mulher (Glória Menezes). Gratuito, no Sesc Digital.
<b>Abaixo a Gravidade </b>
Dir. Edgard Navarro. Bené vive numa aldeia rural, mas acaba sendo levado de volta à cidade grande por um amor. Na Looke, Now, Vivo Play, Microsoft, Google Play, YouTube Filmes e iTunes.
<b>Steven Spielberg</b>
No sábado e no domingo, o Telecine Cult apresenta 12 filmes dirigidos pelo cineasta, incluindo Encurralado (1971), Louca Escapada (1974), E.T., O Extraterrestre (1982) e A Lista de Schindler (1993). Todos também estão disponíveis no streaming Telecine.
<b>1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico Online</b>
Até o dia 18 de maio, o evento exibe gratuitamente, online, 41 produções brasileiras de horror, ficção científica e fantasia, incluindo o inédito "Sol Alegria", de Tavinho Teixeira. <a href="www.festivalfantastico.com" target=_blank><u>www.festivalfantastico.com</u></a>
<b>Embaúba Play</b>
Para seu lançamento, a nova plataforma de streaming, inteiramente dedicada ao cinema brasileiro, faz uma mostra com 80 produções, incluindo A Cidade É uma Só?, de Adirley Queirós, Girimunho, de Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr., e Ela Volta na Quinta, de André Novais Oliveira.