Concedido anualmente aos melhores do Cinema, a 89ª edição do prêmio “Oscar” conferiu a “La La Land – Cantando Estações”, do diretor Damien Chazelle, o maior número de indicações de todos os tempos (quatorze) empatando com o clássico “A Malvada” (1950) e o campeão de bilheterias “Titanic” (1997). “La La Land”, o encantador musical contemporâneo que homenageia os “anos dourados” de Hollywood, foi indicado aos Oscars de “Melhor Filme” e “Melhor Direção” ao lado dos elogiados dramas “Moonlight – Sob a Luz do Luar” (do diretor Barry Jenkins) e “Manchester à Beira Mar”, de Kenneth Lonergan, além de “A Chegada” (ficção científica sobre comunicação e linguagem, de Denis Villeneuve) e o drama de guerra “Até o Último Homem”, dirigido pelo astro Mel Gibson, já vencedor nessas categorias em 1995 pelo épico “Coração Valente”.
Completam os nove indicados à categoria de “Melhor Filme”: o thriller “A Qualquer Custo”, de David Mackenzie; “Estrelas Além do Tempo”, de Theodore Melfi; “Lion – Uma Jornada Para Casa”, de Garth Davis; e a adaptação cinematográfica da peça “Cercas”, que rendeu o “Tony” (o “Oscar” do teatro) em 2010 ao seu ator / diretor, o mítico Denzel Washington, novamente indicado (e já vencedor) na categoria “Melhor Ator”. Contudo, o favorito ao Oscar deste ano nessa categoria é o polêmico Casey Affleck (Manchester à Beira Mar), sendo que também foram lembrados o versátil Viggo Mortensen (no excelente “Capitão Fantástico”), Andrew Garfield (Até o Último Homem) e o astro Ryan Gosling, protagonista romântico do belo “La La Land”.
Emma Stone, a adorável estrela de “La La Land”, foi indicada ao Oscar de “Melhor Atriz” e é uma das favoritas ao prêmio, concorrendo com a outrora vencedora Natalie Portman (a Primeira Dama Jacqueline Kennedy em “Jackie”) e a lenda viva francesa Isabelle Huppert, arrebatadora no controverso “Elle”. Completam a disputa a novata Ruth Negga (no verídico drama inter-racial “Loving”) e a recordista absoluta de indicações (é a sua 20ª indicação!) Meryl Streep (a comédia “Florence: Quem é Essa Mulher?”).
Na categoria “Melhor Ator Coadjuvante” foram indicados o elogiado Mahershala Ali (Moonlight – Sob a Luz do Luar), Michael Shannon (Animais Noturnos), Dev Patel (Lion – Uma Jornada Para Casa), Lucas Hedges (Manchester à Beira Mar) e o já vencedor Jeff Bridges (A Qualquer Custo). Conforme previsto, o Oscar de “Melhor Atriz Coadjuvante” será vencido pela consagrada Viola Davis, por sua imbatível interpretação em “Cercas”. Ao lado dela, também foram indicadas Michelle Williams (Manchester à Beira Mar), Naomie Harris (Moonlight – Sob a Luz do Luar), e as já vencedoras Nicole Kidman (Lion – Uma Jornada Para Casa) e Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo).
Para “Melhor Roteiro Original” foram indicados: “La La Land – Cantando Estações”, “Manchester à Beira Mar”, “A Qualquer Custo”, “O Lagosta” e “20th Century Women”. Concorrem ao Oscar de “Melhor Roteiro Adaptado” o favorito “Moonlight – Sob a Luz do Luar”, “A Chegada”, “Cercas”, “Estrelas Além do Tempo” e “Lion – Uma Jornada Para Casa”.
Os desenhos “Kubo e as Cordas Mágicas” e “Zootopia” são os favoritos ao Oscar de “Melhor Animação”, concorrendo com “Moana – Um Mar de Aventuras”, o francês “A Tartaruga Vermelha”, e o suíço “Minha Vida de Abobrinha”, que não emplacou sua dupla indicação, sendo preterido na categoria “Filme Estrangeiro”. A definição de “vergonha alheia” deve ser constrangedoramente revista ao se assistir ao extravagante filme alemão “Toni Erdmann”, da diretora Maren Ade, curiosamente favorito ao Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”, o qual irá disputar com “O Apartamento” (Irã), do cultuado diretor Asghar Farhadi, o elogiado drama de guerra dinamarquês “Terra de Minas”, de Martin Zandvliet, o sueco “Um Homem Chamado Ove”, de Hannes Holm, e o australiano “Tanna”, dos diretores Martin Butler e Bentley Dean.
Pelo musical “La La Land – Cantando Estações”, concorrem ao Oscar de “Melhor Canção” deste ano as favoritas “City of Stars” e “Audition (The Fools Who Dream)”, além das indicadas “How Far I’ll Go” (Moana – Um Mar de Aventuras), “Can’t Stop This Feeling!” (Trolls), do astro pop Justin Timberlake, e “The Empty Chair”, composta pelo cantor Sting para o documentário “Jim: The James Foley Story”. A prestigiada categoria de “Melhor Documentário” deste ano é composta pelos elogiados “A 13ª Emenda”, “O.J. – Made in America”, “I Am Not Your Negro”, “Life, Animated”, e o italiano “Fogo no Mar”.
Disputam acirradamente o Oscar de “Melhores Efeitos Visuais” os blockbusters “Rogue One – Uma História Star Wars”, “Doutor Estranho”, “Mogli, o Menino Lobo”, “Horizonte Profundo: Desastre no Golfo” e o desenho animado “Kubo e as Cordas Mágicas”.
Coincidindo com o domingo de Carnaval (em 26 de fevereiro), a cerimônia de entrega do “Oscar 2017”, apresentada pelo comediante Jimmy Kimmel, será realizada em Los Angeles (Califórnia) no “Dolby Theatre”, o anfiteatro da “Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood”, e deverá celebrar o grande número de artistas negros indicados (seis artistas e um diretor), bem como direcionar suas piadas e protestos ao recém empossado Presidente Donald Trump.