Quando foi lançado em 2001, “Zoolander” não fez muito sucesso nas bilheterias, mas conseguiu cativar um pouco os críticos e até virou “Cult”. Dirigido e protagonizado por Ben Stiller (da trilogia “Uma Noite no Museu”), o filme fazia uma sátira ao mundo da moda e, principalmente, de seus modelos masculinos, representado no longa pelo supermodelo Derek Zoolander (Stiller), que perde a fama para o rival promissor Hansel (Owen Wilson, também da série “Uma Noite no Museu”) e é envolvido em uma trama de assassinato, elaborada pelo executivo de moda Jacobim Mugatu (Will Ferrell, de “Pai em Dose Dupla”).
Com um humor, até certo ponto “idiota” – por isso não dá para levar a sério, mas acaba se rindo justamente por isso -, Zoolander teve a grande sacada de reunir um grande elenco de famosos, muitos deles em participações especiais, como Donald Trump, Victoria Beckham, Emma Bunton, Christian Slater, Cuba Gooding, Jr., Tommy Hilfiger, Natalie Portman, Paris Hilton, David Bowie, Stephen Dorff, Sandra Bernhard, Claudia Schiffer, Veronica Webb, Winona Ryder, Billy Zane, Irina Pantaeva, Donatella Versace, John Voight e Vince Vaughn, entre outros.
Dezesseis anos depois, Ben Stiller volta a dirigir e protagonizar “Zoolander 2” (distribuição Paramount Pictures), novamente com participações de Owen Wilson e Will Ferrell. Agora, após abandonar seu filho e a carreira de modelo, Derek volta à ativa para reconquistar o garoto e desvendar quem está por trás do assassinato das personalidades mais bonitas do universo fashion. Para isso, ele vai contar com ajuda do agora amigo Hansel e da agente da Interpol e ex-top model Valentina Valência (Penélope Cruz, de “Os Conselheiros do Crime”).
Mais fraca que o original, essa continuação mantém o mesmo tom de humor, só que desta vez não tendo o mundo da moda como pano de fundo, e sim, uma tentativa de satirizar os filmes “estilo James Bond”, ou até numa linha “Austin Powers” (mas passando bem longe). Também mantém o esquema de reunir um pessoal de peso, a parte mais engraçada do filme, em participações especiais – bizarras como Benedict Cumberbacht, Kristen Wiig e Sting; especiais como Justin Bieber, Kiefer Sutherland, Billy Zane,Valentino e Anna Wintour; e rápidas como Katy Perry, Olivia Munn, John Malkovich, Susan Sarandon, Macaulay Culkin, entre muitos outros mais.