A Rede Cinemark promove em 11 de novembro (segunda-feira), um dia exclusivamente dedicado ao cinema nacional em 500 salas da Rede, espalhadas por 63 complexos da empresa no Brasil. Por apenas R$ 3, os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria dos cinemas participantes ou pelo site da Rede: www.cinemark.com.br.
O dia 11 de novembro marca a realização do Projeta Brasil – projeto pioneiro criado pela Cinemark que, em sua 14ª edição, exibirá as melhores produções do cinema nacional estreadas entre novembro de 2012 e outubro de 2013, com ingressos a preço popular. As edições anteriores do Projeta Brasil já atraíram aos cinemas mais de 1,9 milhão de espectadores. Só na edição de 2012, a Rede registrou um público de 150 mil espectadores.
– O cinema nacional está sempre presente na programação da Cinemark, mas o Projeta Brasil concentra em um único dia as melhores produções do último ano. Além de oferecer ao público novas oportunidades para ver os filmes, a Rede reverte toda a arrecadação para outras iniciativas de incentivo à indústria, como premiações em festivais e projetos de recuperação de acervos, lembra a gerente de marketing da Rede Cinemark, Maricy Leal.
Entre os 29 filmes que serão exibidos estão: De pernas pro ar 2, Colegas, Somos tão jovens, Giovanni Improtta, Faroeste caboclo, Minha Mãe é Uma Peça e Flores Raras. Mais informações no site da Rede: www.cinemark.com.br.
Filmes do Projeta Brasil 2013
O XIV Projeta Brasil traz filmes de todos os gêneros e para todas as idades. Abaixo, a lista completa dos longas participantes desta edição:
De pernas pro ar 2, de Roberto Santucci
Minha Mãe é Uma Peça, de Andre Pellenz
Vai que da certo, de Maurício Farias
Somos tão jovens, de Antonio Carlos da Fontoura
Faroeste caboclo, de René Sampaio
O Concurso, de Pedro Vasconcelos
Odeio o dia dos namorados, de Roberto Santucci
Colegas, de Marcelo Galvão
Vendo ou Alugo, de Betse De Paula
Se Puder… Dirija! , de Paulo Fontenelle
A Casa da Mãe Joana 2, de Hugo Carvana
Mato Sem Cachorro, de Pedro Amorim
Os Penetras, de Andrucha Waddington
A Busca, de Luciano Moura
Tainá 3 – A Origem, de Rosane Svartman
Giovanni Improtta, de José Wilker
Flores Raras, de Bruno Barreto
Meu pé de laranja lima, de Marcos Bernstein
Uma História de amor e fúria, de Luiz Bolognesi
Bonitinha mas ordinária, de Moacyr Góes
O Tempo e o Vento, de Jayme Monjardim
O Som ao redor, de Kleber Mendonça Filho
Elena, de Petra Costa
Angie, de Márcio Garcia
Jorge Mautner – O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D’Alincourt
O Renascimento do Parto, de Eduardo Chauvet
Cine Holliúdy, de Halder Gomes
Serra Pelada, de Heitor Dhalia
Meu Passado Me Condena, de Júlia Rezende
Valorização do cinema nacional
A Rede Cinemark reverte toda a renda do Projeta Brasil para programas de incentivo e apoio ao cinema nacional. Com a verba arrecadada desde a primeira edição do evento, a Cinemark vem financiando diversos projetos e iniciativas, como os citados abaixo:
Desde 2002, a Rede participa do Festival Internacional do Rio com a entrega do Prêmio Projeta Brasil Cinemark de “Melhor Longa de Ficção” e de “Melhor Longa Documentário” eleito pelo júri popular;
Realização e premiação do Brasil em Cartaz de 2009 a 2011 – projeto destinado a estudantes universitários do curso de cinema em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília;
Patrocínio do projeto Filma Brasil em 2012 e 2013 – concurso nacional de roteiros para pessoas com ou sem experiência que visa, entre outras coisas, o incentivo a carreira de roteirista e a descoberta de novos talentos;
Investimentos na Academia Brasileira de Cinema;
Entrega do Prêmio Projeta Brasil Cinemark para o melhor curta-metragem eleito pelo júri popular no Festival de Cinema de Ribeirão Preto;
Premiação do “Melhor Curta Sergipano” e “Melhor Longa” eleitos pelo júri popular no Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) em 2013.
Premiação do “Melhor Longa Brasileiro de Ficção” e “Melhor Documentário Brasileiro” eleitos pelo júri popular na 37ª Mostra Internacional de Cinema em 2013.