Na última semana, os CEUs Pimentas e Jardim Cumbica receberam o Circuito Tênis Para Todos – Etapa Guarulhos. A atividade, em parceria com o CADES – Instituto Cidadania Através do Esporte e patrocínio do Banco Itaú -, trouxe para a cidade, uma proposta interativa para iniciação de tênis, tendo já atendido 696 alunos das Escolas da Prefeitura de Guarulhos Jeanete Beauchamp e Hamilton Félix e capacitado 32 professores de Educação Física da Rede Municipal.
O representante do projeto Marcelo Rezende explica que a proposta do Circuito de Tênis é oferecer para as crianças da rede pública, um primeiro contato com modalidade.
“Um dos primeiro objetivos do projeto é desmistificar a ideia de que o tênis é um esporte de elite. E isso fica claro na nossa metodologia, que inclui materiais adaptados, que não exigem uma quadra para ser realizado. As raquetes e as bolinhas são leves e apropriadas para crianças a partir dos cinco anos”, esclarece Rezende.
Ele acrescenta que, durante o Circuito, a equipe do CADES realiza também uma formação especializada para os professores da Rede Municipal. “A formação dos professores acontece simultaneamente à vivência das crianças no circuito. Também oferecemos apostilas com a sequencia das atividades para que os professores possam complementar a sua ação pedagógica. Para potencializar ainda mais a atividade, o CADES está doando ao município dois kits completos com mais de 30 raquetes e 200 bolinhas, assim a cidade pode, inclusive, estruturar polo especializado para a atividade”, explica.
Educação pelo esporte
“Ter este projeto em Guarulhos é como um sonho sendo realizado”, afirma o secretário-adjunto de Esportes, Ilton Jorge de Assis Roque. “Na minha época, enquanto atleta, Guarulhos era considerada a capital do esporte amador e a nossa meta é novamente oferecer essa oportunidade para as nossas crianças e jovens. Deste projeto, com certeza, sairão muitas atletas para a cidade de Guarulhos”, conta Roque.
O representante da Federação Paulista de Tênis, Ricardo Julio Amaro, explica que a proposta do Circuito surgiu em 2013 e já atuou nas cidades de Mauá, São Carlos, Araras, Bauru, entre outras, gerando impactos positivos no que tange a prática e massificação da modalidade.
“A recepção da cidade de Guarulhos e a interação das crianças e dos profissionais foi maravilhosa. Apenas em uma tarde. capacitamos mais de 25 profissionais, todos muito engajados na proposta”, diz Amaro.
Pequenas Tenistas
“Nossa, eu nunca me diverti tanto assim”, revela a pequena Beatriz, aluna de 8 anos. A sua companheira de dedicação, Ingrid, completa que o aprendizado do tênis requer bastante atenção e força de vontade. ”Essa é a nossa primeira vez com o tênis e tudo é muito divertido. O que deu mais trabalho pra nós foi aquele circuito onde a gente teve que correr, pular na cama elástica três vezes, passar pelo zig zag e daí jogar a bolinha. Hoje foi o dia mais legal da nossa vida!”, revela a tenista mirim Ingrid.
O CADES
O Instituto Cidadania Através do Esporte (CADES) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que conta com diretores, os quais militam na área educacional, promovendo o desenvolvimento humano através do esporte.
Desde a sua fundação, em 2007, o Instituto desenvolveu diversos projetos em comunidades de alta vulnerabilidade social, envolvendo parceiros do setor público e privado.