Guarulhos recebe de quinta-feira a sábado o Circuito Usiminas de Cultura. Depois de passar pelas cidades mineiras de Itatiaiuçu, Itaúna e Rio Manso, e pela paulista Cubatão, chega a vez do público guarulhense conferir uma programação variada, para toda a família, com atrações musicais, teatrais, circenses e sessões de cinema. Todos os eventos são gratuitos.
“O Circuito Usiminas de Cultura, nesta quinta edição, vem reafirmar o compromisso da empresa de proporcionar às comunidades em que atua o acesso à cultura em suas diversas formas, sempre contribuindo com a formação e o desenvolvimento dos cidadãos. Estamos muito felizes com a realização do circuito na cidade de Guarulhos”, explica Mariana Martins, diretora do Instituto Cultural Usiminas.
O espetáculo “Bang Bang a Pastelana”, da Trupe Irmãos Atada, abre a programação do Circuito Usiminas de Cultura no dia 28, na Escola Estadual Profa. Ilia Zilda Innocenti Blanco, com duas sessões, às 11h e às 16h30. No palco, o público poderá conferir as peripécias dos artistas Irmãos Atada no Velho Oeste, onde serão confundidos com três foragidos da polícia, a Gangue do Nariz Preto.
Também na quinta-feira, a Praça Orobó, no São João, recebe uma sessão de cinema ao ar livre, às 19h, com o filme Valente, animação que acompanha as aventuras da jovem princesa rebelde Merida. Fechando a programação do primeiro dia, a Banda BlackRio se apresenta no Bosque Maia, às 20h, com um repertório fundamentado na música funk misturada com samba, jazz e ritmos brasileiros.
No segundo dia de programação, outra escola recebe uma atração teatral. Também com duas sessões, às 9h30 e às 13h30, a EPG Paulo Freire será palco para “O Mistério das Meias Vermelhas”, com o grupo Os Parafernálios. O espetáculo, que tem como referência elementos da cultura popular, explora a figura do artista mambembe, sua alegria, sua musicalidade e sua habilidade em contar histórias.
Mais uma sessão de cinema acontece na Praça Orobó, no Presidente Dutra, às 19 horas. O filme exibido será a animação “Como Treinar o Seu Dragão”, que levará ao público as aventuras de Soluço e seu dragão Banguela.
No terceiro dia de Circuito Usiminas de Cultura em Guarulhos, as atividades terão início às 11 horas, com o espetáculo de rua “Tristona e Isoldo”, da companhia Doutores do Riso Curativo, que será apresentado no Calçadão da rua Dom Pedro, no Centro. “Tristona e Isoldo” é uma comédia que satiriza de maneira farsesca os amores trágicos, provocando o riso dos casais que se identificam com sua proposta.
Às 16h, o Grupo Zabelê de Cultura Popular apresenta o Jongo dos Cafezais, na Praça Estrela, que relembra a cultura africana trazida pelos escravos ao Brasil, que mantinham, por meio da dança e da música, as memórias do continente africano.
O Teatro Padre Bento recebe o Circo Marambio, às 18h, que apresenta elementos do circo clássico, como palhaços e acrobatas, com destaque para a Báscula Russa, número raramente visto nos espetáculos atuais.
A última atração do Circuito Usiminas de Cultura será a Big Band Speakin Jazz, que se apresenta no Bosque Maia, às 20h. No palco, 17 músicos, tocando um repertório instrumental voltado para o jazz dos anos 40 e 50, funk, be-bop e boogaloo.
Exposição
O “Varal Fotográfico”, da CINEAR, reúne uma série de fotografias, resgatadas juntamente com os próprios moradores de Guarulhos e que mostram a cidade de “antes” e “nos dias atuais”, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. A proposta é mostrar os diferentes olhares de moradores e visitantes sobre sua cidade no passado e presente. A exposição poderá ser vista no Bosque Maia durante todo o período de realização do Circuito (28 a 30 de agosto).
Oficinas
Além dos shows, espetáculos e exibições de filmes e exposição, o Circuito Usiminas de Cultura ainda oferece duas oficinas gratuitas em Guarulhos: A Poética do Ator, com Lee Taylor, do Núcleo de Artes Cênicas – NAC e a Oficina de Circo, ministrada pelos profissionais do Circo Marambio. Os participantes da oficina de circo terão a oportunidade de trabalhar técnicas como contorção, laços, malabares, acrobacias de solo e aéreas, cama elástica, paradas olímpicas, perna de pau, palhaçaria, além da história do circo e seus saberes. A oficina A Poética do Ator será ministrada por Lee Taylor, do Núcleo de Artes Cênicas (NAC), espaço dedicado a formação de atores. Em 2014 o NAC se tornou um curso de extensão do Instituto de Artes da UNESP, em nível de aperfeiçoamento.
O Circuito Usiminas de Cultura é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, é realizado pela POP Produções Artísticas, Ministério da Cultura e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Cultural Usiminas.
Programação Circuito Usiminas de Cultura – Guarulhos
28 de agosto a 01 de setembro
|
CIRCUITO USIMINAS DE CULTURA – Guarulhos
|
|
OFICINAS e EXPOSIÇÃO
28/08 a 01/09
|
|
ATRAÇÃO
|
DATAS/HORÁRIO
|
LOCAL
|
ENDEREÇO
|
|
Oficina de Teatro: "Poética do ator", com Lee Taylor – Núcleo de Artes Cênicas – NAC –
Inscrição: até 27/08 na secretaria de Cultura Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – 2º andar
Público-alvo: a partir de 18 anos
Número de alunos: 12
|
Dias 30, 31/08 e 01/09
Horário
17h às 21h
|
Centro Municipal de Educação Adamastor ( Escola Viva de Artes Cênicas)
|
Avenida Monteiro Lobato, 734 – Macedo.
|
|
Oficina de Circo: “Circo Marambio”
Inscrição: até 27/08 no Teatro Padre Bento
Público alvo: Livre
Número de alunos: 20
Classificação: 12 anos
|
Dias 28 a 30/08
13h às 17h
|
Teatro Padre Bento
|
Rua Francisco Foot, 3 – Jd. Tranquilidade
|
|
Varal Fotográfico – CINEAR Exibição de fotografias da cidade
|
Permanente
|
Bosque Maia
|
Avenida Paulo Faccini – Cidade Maia
|
|
ESPETÁCULOS E APRESENTAÇÕES
|
|
Data: 28/08 (quinta-feira)
|
|
ATRAÇÃO
|
HORÁRIO
|
LOCAL
|
ENDEREÇO
|
|
Narração de Histórias
"Embornal de Histórias" – Grupo Teatro Aberto (Santos)
|
9h30
|
EPG Professor Pedro Geraldo Barbosa
|
Rua Carnaubais, 451 – Vila Bonsucesso
|
|
Bang Bang a Pastelana – Trupe Irmãos Atada (São Paulo)
|
11h
|
Escola Estadual Profa. Ilia Zilda Innocenti Blanco
|
Rua José Brunette, 2865-Lavras
|
|
Narração de Histórias "Embornal de Histórias" – Grupo Teatro Aberto (Santos)
|
13h30
|
EPG Professor Pedro Geraldo Barbosa
|
Rua Carnaubais, 451 – Vila Bonsucesso
|
|
Narração de Histórias "Embornal de Histórias" – Grupo Teatro Aberto (Santos)
|
15h30
|
EPG Professor Pedro Geraldo Barbosa
|
Rua Carnaubais, 451 – Vila Bonsucesso
|
|
Bang Bang a Pastelana – Trupe Irmãos Atada (São Paulo)
|
16h30
|
Escola Estadual Profa. Ilia Zilda Innocenti Blanco
|
Rua José Brunette, 2865-Lavras
|
|
Exibição de Filme: "Valente" – Cinear
|
19h
|
Praça Orobó
|
Bairro São João
|
|
Banda Black Rio
|
20h
|
Bosque Maia
|
Avenida Paulo Faccini – Cidade Maia
|
|
Dia: 29/08 (sexta-feira)
|
|
ATRAÇÃO
|
HORÁRIO
|
LOCAL
|
ENDEREÇO
|
|
Narração de Histórias "Embornal de Histórias" – Grupo Teatro Aberto (Santos)
|
9h30
|
EPG Manoel Bomfim
|
Estrada das Lavras, 3160 – Jardim Expedito
|
|
O Mistério das Meias Vermelhas – Os Parafernálios
|
9h30
|
EPG Paulo Freire
|
Rua Taubaté, 374 – Cidade Soberana
|
|
Narração de Histórias "Embornal de Histórias" – Grupo Teatro Aberto (Santos)
|
13h30
|
EPG Manoel Bomfim
|
Estrada das Lavras, 3160 – Jardim Expedito
|
|
O Mistério das Meias Vermelhas – Os Parafernálios
|
13h30
|
EPG Paulo Freire
|
Rua Taubaté, 374 – Cidade Soberana
|
|
Narração de Histórias "Embornal de Histórias" – Grupo Teatro Aberto (Santos)
|
16h
|
EPG Manoel Bomfim
|
Estrada das Lavras, 3160 – Jardim Expedito
|
|
Exibição de Filme: Como Treinar seu Dragão" – Cinear
|
19h
|
Praça Orobó
|
Bairro Presidente Dutra
|
|
Data: 30/08 (sábado)
|
|
ATRAÇÃO
|
HORÁRIO
|
LOCAL
|
ENDEREÇO
|
|
Tristona e Isoldo – Doutores do Riso Curativo (Guarulhos)
|
11h
|
Calçadão do centro Comercial
|
Centro
|
|
Grupo Os Favoritos da Catira
|
a partir das 12h
|
Festa em Louvor à Nossa Senhora do Bonsucesso
|
|
|
Vivência Artística do Projeto Turnê Encantoria – Projeto realizado com apoio do ProAC
|
14h às 16h
|
Praça da Estrela
|
Jd. Soberana
|
|
Jongo dos Cafezais – Grupo Zabelê de Cultura Popular (Cubatão)
|
16h
|
Palco CCP – Praça Estrela
|
Jd. Soberana
|