Quer um sedã médio completo, equipado com motor turbo, câmbio automático, cheio de equipamentos de série e com um valor menor que os concorrentes diretos? O Citroën C4 Lounge, agora oferecido apenas com o motor THP 1.6, é uma excelente opção. Por pouco mais de R$ 95 mil é possível levar para casa a versão Exclusive, top de linha, que foi avaliado por duas semanas pelo GuarulhosWeb.
Como um autêntico veículo premium, como a Citroën posiciona seus carros, o C4 Lounge tem muito mais atributos do que pontos que podem ser considerados negativos. Com visual moderno, oferecido com diversos equipamentos de série, agrada tanto em tecnologia, como em conforto e espaço. Fora que o eficiente motor 1.6 THP, com 173 cavalos de potência, garante performance esportiva e excelente desempenho.
Parceria da BMW com a Citroën, o motor THP é um dos turbos mais eficientes já avaliados pelo GuarulhosWeb. Presente em diferentes modelos das duas marcas, além da Peugeot, não deixa o motorista na mão nas mais diferentes condições, além de se comportar de modo suave e ao mesmo econômico para um veículo deste porte. É pisar e sentir as respostas. O câmbio automático Aisin, de seis marchas, garante trocas precisas, sem solavancos.
Números do fabricante apontam que o C4 Lounge faz de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos, chegando à velocidade máxima de 215 km/h. Nada mal para um sedã. No consumo, os resultados são bem interessantes, não lembrando em nada modelos da marca de até bem pouco atrás, que se caracterizavam como beberrões. Faz mais de 10 km com um litro de gasolina na cidade e chega a 14 km/l na estrada. Nada mal.
Central multimídia se destaca
A nova central multimídia com tela sensível de 7 polegadas era o que faltava na verdadeira sala de estar oferecida pela marca francesa em seu sedã médio. Motorista e mais até quatro passageiros têm bom nível de conforto. O ar condicionado é digital de duas zonas e possui saídas na parte traseira, não deixando os passageiros na mão.
A versão 2017 recebeu também uma pequena reestilização dos faróis dianteiros. Vem ainda com controle de estabilidade e Hill Assist (controle eletrônico de aclives) em todas as versões. A central multimídia permite o espelhamento com smartphones através dos sistemas MirrirLink e CarPlay. Também possui dispositivo de reconhecimento de voz e entrada USB.
Ou seja, não fica devendo a concorrentes diretos como o Chevrolet Cruze e o Honda Civic, que também oferecem os modelos com motores turbo e bastante recheados em termos de equipamentos. Pode não ter um ou outro item, porém, no conjunto da obra, pelo custo benefício, deve sim ser levado em consideração na hora da compra.
O que o Exclusive oferece de série
– Ar-condicionado de duas zonas com saídas também no banco traseiro,
– central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas integrada aos sistemas de navegação, audio e conectividade,
– rádio AM/FM, leitor de CD, Bluetooth, viva-voz, entradas USB e auxiliar
– espelhamento com smartphone, reconhecimento por voz e integração com Apple CarPlay.
– SmartApp Link MyCitroën, que armazena informações do veículo como consumo de combustível, localização, percurso realizado, quilômetros percorridos, próxima revisão, entre outros.
– Rodas Arena de 17 polegadas com acabamento diamantado
– pneus 225/45 R17 e, como opcional,
– câmera de ré