O Citröen C3 se notabilizou por ocupar um espaço que tem poucos concorrentes, o dos compactos Premium, que são carros menores, mas que oferecem um ótimo nível de conforto e tecnologia. Há vários outros modelos que seguiram esse caminho, mas o francesinho se manteve com algumas reestilizações e adoção de novos motores.
Desta vez, depois dos motores 1.4 e 1.6 que nunca foram uma unanimidade em desempenho ou eficiência energética, surge uma ótima luz bem antes do fim do túnel, com o lançamento do 1.2 de três cilindros flex, que gera até 90 cavalos de potência. O GuarulhosWeb avaliou durante uma semana uma versão Tendance, que se apresenta como o modelo de entrada da marca.
O valor pode parecer salgado, já que está acima dos R$ 50 mil. Mas ele se coloca numa posição interessante. Apresenta-se bem mais eficiente que carros com motor 1.0 e sem a necessidade de um propulsor de maior potência, devido ao uso que se propõe.
Carro se destaca pela economia
O C3 1.2 tem como maior vantagem o menor consumo de combustível e a redução na emissão de poluentes. Durante a avaliação, abastecido com gasolina, em estrada passou dos 14 kmn/l, uma marca impensada para o modelo com as motorizações maiores e anteriores. Com autonomia maior, dá para ir mais longe em viagens e freqüentar o posto menos vezes por mês quando se faz o uso urbano. Apesar de compacto, oferece espaço interno compatível para até quatro ocupantes, sem grandes problemas. O porta-malas, com capacidade para 300 litros, é considerável.
O C3 Tendance, como um modelo de entrada, é bem mais simples que os modelos Citröen, sempre recheados de equipamentos eletrônicos e itens de conforto. Espartano, traz uma central multimídia bem básica disponível, sem – por exemplo – a função de navegação, que pode ser tranferida pelo espelhamento com o smartphone. Há sistemas Android (MirrorLink) e iOS (Apple Carplay). Conta com rádio, Bluetooth (também para conteúdo em streaming), entradas USB e auxiliar.
O que o C3 Puretech Tendance oferece
– Motor três cilindros em linha, 12 válvulas, 1.199cm³ de cilindrada, que desenvolve potências máximas de 84cv (gasolina) e de 90cv (etanol) a 5.750rpm e torques máximos de 12,2kgfm (gasolina) e de 13kgfm (etanol) a 2.750rpm
– Tração dianteira, com câmbio manual de cinco marchas
– Rodas 5,5 x 15 polegadas, de liga leve
– Tanque com capacidade para 55 litros
– Ar-condicionado,
– direção com assistência elétrica variável,
– banco do motorista com regulagem de altura
– computador de bordo,
– teto solar panorâmico,
– airbag duplo frontal e laterais dianteiros,
– acendimento automático das luzes depois de freada brusca,
– três cintos de segurança de três pontos retráteis no banco traseiro,
– central multimídia com tela tátil,
– rádio com MP3, comandos no volante para som e Bluetooth, entrada USB,
– volante com regulagem de altura e distância
– Preço sugerido de R$ 52.690.