Desde que chegou ao mercado, o New Civic era quase uma unanimidade em dois extremos. Era, sem dúvidas, um dos sedãs médios mais bonitos do mercado brasileiro. Porém, pecava no pequeno porta-malas e na pouca tecnologia embarcada. Ao apresentar o Civic 2012, a Honda acertou na mão e dá ao carro tudo o que faltava. O Jornal do Farol Autos avaliou, durante uma semana, um modelo EXS, o top de linha, que traz tudo aquilo que o consumidor espera de um modelo desse segmento.
O visual externo mudou mais no perfil e na traseira. A frente remete ao modelo anterior. Mas por dentro, quanta diferença. Trata-se de um carro que oferece quase tudo o que os condutores mais ligados em tecnologia buscam. Conta uma central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo. Os comandos à mão, super fáceis de serem utilizados nas mais diferetnes situações.
Durante a avaliação, em um percurso de 200 km de estrada, satisfação a perder de vista, tanto em desempenho como em economia. O motor i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando for apenas gasolina, dá conta do recado em diferentes situações.
A transmissão automática conta com a tecnologia paddle-shift, semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula 1 e isso proporciona uma condução ainda mais esportiva e segura nas trocas sem tirar as mãos do volante. Mas na posição D ele vai muito bem, sendo inclusive econômico. No computador de bordo, só na estrada, apontou 11,5 km/l, quando utilizado etanol.
Outra novidade que se sai bem, principalmente na cidade, é sistema ECON, acionado por um botão que torna a condução mais econômica de verdade. Até o ar condicionado fica mais light. A perda de potência não é significativa. Dá para perceber que o carro fica mais fraco um pouco, porém nada que comprometa a condução.
Sistemas inteligentes
i-MID (intelligent Multi-Information Display)
A central conta com uma tela LCD colorida de 5 polegadas que exibe diversas informações e opera como interface para customização do veículo, a partir de comandos localizados no volante. Exibe informações gerais do veículo, como sistema de áudio, computador de bordo, áudio, imagem da câmera de ré e sistema de navegação.
Computador de bordo no i-MID
O condutor tem acesso aos hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa; relógio; consumo médio com duas possíveis leituras, A e B, apresentadas no mesmo campo, e autonomia, além de consumo instantâneo.
Sistema de áudio
Informações apresentadas por meio do i-MID: rádio, CD ou USB; frequência da estação de rádio sintonizada; nome da rádio, música, imagem do álbum e número da faixa, entre outros detalhes.
Customização de funções
É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. A navegação é simples e intuitiva.
Mensagens de alerta
Todas as mensagens de alerta têm prioridade de exibição e são mostradas imediatamente no instante da ocorrência.
Ar condicionado
Em ajuste automático, o sistema de ar condicionado muda a proporção de ar externo e recirculado de acordo com a situação. Quando a função ECON está ativada, 70% do ar vem da recirculação para reduzir a carga do sistema. A função ECON também reduz a velocidade do ventilador, diminuindo a demanda elétrica.
Painel de Instrumentos
Para auxiliar o motorista a economizar durante a condução, um medidor de consumo instantâneo de combustível foi adicionado ao lado direito do velocímetro. E para auxiliar ainda mais o motorista a visualizar a eficiência no consumo de combustível foram criadas barras laterais ao velocímetro digital, que alteram suas cores à medida que o veículo é conduzido. A coloração varia do azul intenso, passando por uma tonalidade turquesa, até ficar verde, que indica a condução mais econômica.
Navegador (GPS) – versão EXS
Navegador ou GPS (Global Position System) com tela de 6,5 polegadas, totalmente colorida e com sistema do tipo touch screen (tela sensível ao toque dos dedos). Muito simples de ser operado, seus comandos são feitos diretamente na tela touch screen. Integrado com sistemas que indicam o volume de tráfego em algumas capitais. Assim, o motorista tem a informação em tempo real para tomar decisões de mudança de rota e caminhos alternativos.
Câmera de ré
A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões e oferece maior conveniência e segurança ao motorista, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo.
Ficha Técnica
Honda Civic EXS
-
Motor – 1.8 16V SOHC i-VTEC
-
Potência – 139 cv /6500 rpm (Gasolina)- 140 cv/ 6500 rpm (Etanol)
-
Torque – 17,5 kgf.m /4.600 rpm – 17,7 kgf.m /5.000 rpm
-
Transmissão – Automática de 5 velocidades com Shift Hold Control
-
Pneus – 205/55 R16
-
Rodas – 16 x 6,5 J
-
Estepe temporário T135/80 D15
Dimensões :
-
Distância entre eixos – 2668 mm
-
Comprimento – 4525 mm
-
Altura – 1450 mm
-
Largura – 1755 mm
-
Capacidade do tanque de gasolina – 57 litros
-
Capacidade do porta-malas – 449 litros
Preço – R$ 85.900,00