Um autêntico esportivo de rua. Esse é o Honda Civic Si Coupé, avaliado durante uma semana pelo GuarulhosWeb. O carro de duas portas parece um estranho nas ruas, já que não se vê muitas unidades por aí. Ele chama muito a atenção, principalmente pelo belo design. Dentro dele, percebe-se que os japoneses conseguiram colocar no esportivo – força, agilidade e bela aparência – qualidades para um uso tranquilo no dia-a-dia. Apesar da origem nipônica, ele é produzido em Alliston, no Canadá, utilizando a mesma plataforma do sedã, mas com personalidade própria. E o melhor. Ele não tem preço absurdo. Sai por R$ 122.800,00.
O Civic Si não é duro a ponto de se tornar inconveniente quando se trafega nas esburacadas ruas e consegue tem um desempenho delicioso até em baixas velocidades ou rotações. Na alta, supera-se com o motor no motor 2.4 i-VTEC 16 válvulas DOHC a gasolina que gera 206 cavalos de potência. O câmbio manual de seis marchas é preciso. Dotado de diferencial com deslizamento limitado LSD (Limited Slip Differential), ele distribui melhor o torque tanto em curvas como em arrancadas. É pisar e sentir a força. A velocidade sobe rapidamente, sem solavancos. Você gruda no banco e se deixa levar.
Segundo a Honda, tudo isso é possível porque o motor foi projetado para oferecer uma aceleração forte e linear com baixo consumo e, consequentemente, baixas emissões de poluentes. Esta versão i-VTEC possui variação de abertura de válvulas tanto na admissão como na exaustão, permitindo excelente torque em baixas rotações e potência em altos giros.
O modelo também conta com o sistema VSA (Vehicle Stability Assist) para auxiliar no controle da estabilidade, quando é preciso retomar o domínio do veículo em situações extremas. A central eletrônica detecta falhas de aderência e possível perda de trajetória, freando e liberando na intensidade exata a roda afetada para que o carro retorne à direção correta, além de atuar sobre o sistema de injeção/ignição eletrônica, quando necessário.
Visual esportivo chama a atenção
A carroceria coupé enfatiza o espírito esportivo do Civic Si, característica marcante do DNA Honda identificada em vários detalhes, como a exclusiva grade com o logo “Si”, faróis, para-choque e para-lamas integrados, rodas aro 18” de liga leve diamantadas e linhas fluidas e aerodinâmicas que seguem por toda a lateral do carro. Além do design que acentua a esportividade do modelo, o conjunto óptico possui lentes de policarbonato de alta resistência e faróis auxiliares posicionados nas entradas de ar laterais do para-choque, oferecendo uma iluminação de maior alcance e mais eficiente.
Na traseira, o visual marcante é representado por lanternas com novo design, amplo aerofólio, ponteira de escapamento cromada, difusor de ar no para-choque e o emblema “Si” na tampa do porta-malas.
Cockpit de um esportivo genuíno
O interior do Civic Si é inspirado em carros de competição. A esportividade está presente em cada detalhe. Começa pelo revestimento dos bancos nas cores preta e vermelha e avança para o painel, que traz componentes com aspecto de fibra de carbono e instrumentos com iluminação vermelha, criando uma diferenciação clara em relação ao restante da linha. Mas um LED laranja acende ao lado do nome i-VTEC no exato momento em que o sistema privilegia a potência em altos giros, aumentando a abertura de uma válvula de admissão e uma de exaustão, por cilindro. Além de um comportamento altamente esportivo, o som do sistema de escapamento é uma melodia para os apaixonados por performance.
O toque final de esportividade fica por conta do shift light, sistema localizado no painel superior à esquerda que informa a aproximação da rotação de potência máxima do motor: conforme o giro aumenta, seis luzes acendem gradativamente em linha. As primeiras quatro são na cor laranja e as duas últimas são vermelhas – a última indica que o motor está produzindo sua potência máxima, no limite de suas rotações. Ao lado, o motorista ainda encontra velocímetro e os medidores de combustível e temperatura do motor. Na parte inferior estão conta-giros, hodômetro digital, avisos visuais e indicador de temperatura externa.
Também está integrado ao painel o display de LCD i-MID com a nova função Power Monitor, que indica por meio de um gráfico de barras a evolução da potência do motor. No painel central, está o Display Audio, uma tela de 7” sensível ao toque que reproduz imagens da câmera de ré com três níveis (visão normal, com campo ampliado e de cima para baixo), além de informações do CD/MP3 player, Bluetooth, entradas USB e HDMI para iPod/iPhone, computador de bordo com dados do veículo e ar-condicionado digital. O conjunto de áudio de alta definição traz quatro alto-falantes, dois tweeters e um subwoofer.
O que o Civic Si Coupé oferece:
Logo “Si” na grade dianteira, tampa do porta-malas, volante, bancos e tapetes
Rodas de liga leve aro 18”
Faróis de neblina
Vidros, travas das portas e retrovisores elétricos
Ar-condicionado automático e digital
Câmera de ré
Teto solar elétrico
Áudio com visor LCD de 7” (CD/AM-FM/USB/Bluetooth)
4 alto-falantes, 2 tweeters e 1 subwoofer
Painel de instrumentos com iluminação vermelha
Revestimento de couro no volante e manopla de câmbio com detalhe em alumínio
Bancos com revestimento em tecido exclusivo nas cores preta e vermelha
Volante multifuncional com regulagem de altura e profundidade