Depois de um primeiro tempo apático, o Flamengo apresentou uma segunda etapa melhor e venceu o Paulínia por 3 a 1 no último domingo, 10, e classificou-se para a semifinal da série A3 do Campeonato Paulista.
O jogo reproduziu a campanha do Corvo neste ano, quando teve um primeiro turno para esquecer e um segundo vitorioso. Dos nove jogos disputados, na fase final, foram cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. 17 pontos conquistados dos 27 em disputa. No primeiro, foram apenas 9 pontos ganhos.
Graças a essa campanha vitoriosa, após Ronaldo Moraes assumir o time no lugar de Fred Rincon, o Flamengo renasceu na competição e agora figura entre os oito melhores da A3, habilitando-se para buscar uma vaga na A2 de 2012.
Os classificados à fase semifinal da competição serão divididos em duas chaves de quatro times, que jogarão dentro dos respectivos grupos em turno e returno. Como o Flamengo terminou em quarto lugar, sua chave será formada por Osasco (1º do grupo 2), Santacruzense e São Carlos (2º e 3º do grupo 1 respectivamente). A outra chave é formada por Penapolense (1º do grupo 1), Velo Clube e Taubaté (2º e 3º do 2) e XV de Jaú (4º do 1). Os dois melhores de cada chave sobem à A2 e os primeiros dos grupos decidem a A3.
Apesar da festa pela classificação, a vida do Fla não será nada fácil daqui para frente. O Osasco acumulou 30 pontos, se garantiu com três rodadas de antecedência e se deu ao luxo de empatar sua última partida contra o Itapirense. Já o Santacruzense teve uma primeira fase muito boa, só perdeu duas partidas e fez 32 pontos. O São Carlos é o time que mais se aproxima do Flamengo em relação ao fim da primeira fase. Ambos ganharam oito partidas, porém, o time do interior perdeu menos: cinco a oito.
O técnico Ronaldo Moraes tem uma semana para preparar a equipe para o primeiro confronto, contra o Osasco, domingo, no Ninho do Corvo, às 10h. “Não teremos o Carreta (expulso contra o Paulínia), mas é quase certa a volta do Felipe Desco para jogar, ao menos, um tempo”, avalia o comandante.
“Nossa vontade é dobrada”
Para o volante Jonatan, autor do 3º gol (de pênalti), o passado da equipe dentro da competição é a motivação que o Flamengo precisa para subir. “Pelo que o time estava vivendo, nossa vontade agora é dobrada e a cada jogo vamos disputar uma final”, acredita.
Os outros gols do Flamengo foram marcados por Douglas – um golaço ao colocar a bola no ângulo esquerdo após encobrir o goleiro – e Vinícius Ramos que, aproveitando bela triangulação, teve tranquilidade para tocar no canto esquerdo do goleiro. O gol do Paulínia foi marcado por Dayvid em cobrança de pênalti.
Grupo 3
Penapolense
Velo Clube
Taubaté
XV de Jaú
Grupo4
Osasco
Santacruzense
São Carlos
Flamengo
Jogos do dia 17 de abril – domingo
10h Taubaté X Velo Clube – Taubaté
10h Flamengo X Osasco – Guarulhos
10h São Carlos X Santacruzense – São Carlos
18h30 XV de Jaú X Penapolense – Jaú