Os últimos dias do outono devem ser carregados de chuva na região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
De acordo com a Climatempo, a formação de uma área de baixa pressão próxima à costa litorânea riograndense, neste domingo, deve ajudar a manter as instabilidades na região. A volta das chuvas tem efeito sobre a recuperação do Estado, que em maio foi afetado por temporais que alagaram e devastaram diversas cidades, inclusive a capital Porto Alegre.
A perspectiva é que hoje haja um aumento na intensidade das chuvas, principalmente na região metropolitana, nos Vales e no Norte e Nordeste do Estado, com acumulados entre 70 e 120 milímetros (mm). Para as áreas mais centrais a previsão é que os volumes fiquem entre 30 e 50 milímetros.
Nos próximos dias, as chuvas devem avançar também sobre Santa Catarina, e o maior volume acumulado deve acontecer no oeste catarinense, onde há risco de temporais. Em Florianópolis e no nordeste do Estado, não há expectativa de chuva.
A condição de chuvas intensas na região tem afetado a economia em diversas áreas, principalmente na produção de alimentos, uma vez que a região é uma importante produtora de carnes e grãos, como arroz.