Cidades

Clínicas veterinárias e lojas têm queda em venda de antirrábica

A redução na procura chega a 80%

Mesmo sem mais informações da Secretaria de Estado da Saúde sobre a retomada da campanha de vacinação antirrábica, as clínicas veterinárias e pet shops na cidade tem queda na procura por vacina. Os veterinários e proprietários das lojas de animais afirmam que a venda por aplicação do medicamento é menor do que nos anos anteriores, chegando a uma redução de 80%.

"Diminuiu praticamente pela metade, no ano passado eu apliquei mais de 400 vacinas e este ano não vendi nem 300", conta Maria Elza Dias Campos, proprietária do pet shop Hercules.

Ela acusa que o principal motivo pela baixa nas vendas foi por causa do medo que a população sentiu ao saber que a campanha de vacinação pelo governo causou reações alérgicas em diversos cães e gatos. "Os meus clientes estão receosos, eles pensam que nós utilizamos à mesma vacina da campanha, mas não é verdade. Usamos uma importada", explica Maria Elza.

O proprietário do Bidu Pet Shop também sofreu com quedas na venda da aplicação da vacina. Este ano, no mês de agosto, o proprietário teve uma baixa de 80% em relação ao ano passado. "Eu me lembro que vendi em média 15 medicamentos em 2009. Este ano só apliquei cinco vacinas", relembra Antonio Carlos da Silva.

Para a loja de animais do Pet Rê, a procura por vacinação sempre foram baixas nas épocas da campanha. "O índice de vacina é bem inferior em agosto", diz Franciele Gomes, recepcionista da loja.

Valor – Mesmo com a campanha suspensa, as clínicas e lojas de animais fazem valores promocionais para aplicação da vacina nesta época de agosto, por trazer melhores condições de preço e qualidade de vacina para os donos de cães e gatos.

"Durante a campanha sempre fazemos valores promocionais, até mesmo os nossos fornecedores abaixam o preço", elucida o veterinário da clínica Univet.

A campanha de vacinação foi suspensa depois que 38 animais, entre cachorros e gatos, sofreram com alergias e três outros morreram, conforme foi publicado pelo Guarulhos Hoje. Por enquanto, segundo a Secretaria da Saúde, não há nenhuma previsão para o retorno da campanha.

Posso ajudar?