Cidades

Clube do Livro encerra leitura de obra com confraternização

Nesta sexta-feira (25) os alunos com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) e que participam do Clube do Livro se reuniram presencialmente para fazer a leitura do último capítulo da obra A Coragem de não Agradar, de Ichiro Kishimi e Fumitake Koga, na sede da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) de Guarulhos. A atividade foi marcada pela apresentação musical da aluna Paloma Aparecida Lima dos Santos, integrante também do projeto, e por uma confraternização com bolo confeitado.

“A experiência presencial é sempre gratificante, já que o Clube do Livro se formou durante o período de restrição na pandemia de covid-19”, disse o titular da SAI, Gilberto Penido, acrescentando ainda que o clube funciona por meio de encontros online semanais nos quais os alunos discutem o capítulo do livro recebido por áudio.

A publicação aborda autoaceitação, capacidade de mudança, relações interpessoais, entre outras questões que surgem a partir do diálogo entre um jovem frustrado e um filósofo.

Paloma, que é vocalista na banda Música do Silêncio, falou sobre os aprendizados proporcionados pelo livro, bem como se sentiu incentivada a frequentar projetos com seus familiares e outras pessoas.

Para a educadora social Vanessa Carrilho Lanzarotto, que coordena o grupo, a obra trouxe aprendizados para o seu dia a dia, por exemplo, a importância da separação das tarefas de cada um, o compartilhamento de responsabilidades e o estabelecimento de limites.

Autonomia e inclusão

O projeto Práticas Educativas para Inclusão Social é uma iniciativa da SAI, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, que oferece aulas de Braile (sistema de escrita para cegos e pessoas com baixa visão), soroban (cálculos matemáticos por meio do ábaco) e orientação sobre mobilidade. Seu objetivo é auxiliar na inclusão social e na autonomia dos participantes, especialmente em atividades cotidianas como o deslocamento sozinho nas vias e no transporte coletivo.

Interessados em participar do Peis devem apresentar laudo médico comprovando a deficiência, residir no município e passar por entrevista de avaliação na subsecretaria. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2414-3685 e 2422-7376.

Posso ajudar?