A novidade, anunciada pela concessionária RioSP após autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), promete mais fluidez e conforto para quem trafega pela pista expressa. Mas a chegada do novo modelo já gera dúvidas e desconfiança entre motoristas, principalmente sobre os valores cobrados.
Variação de preços e falta de transparência
O valor do pedágio pode variar conforme o dia da semana, horário e feriados prolongados. No entanto, muitos usuários relatam dificuldade para entender como essas tarifas são calculadas, já que a concessionária não detalha claramente os critérios de variação. Painéis instalados na marginal exibem os preços antes do motorista acessar a pista expressa, mas a falta de explicação sobre as faixas de cobrança tem gerado críticas e incertezas.
Especialistas apontam que, sem uma tabela fixa ou simulação disponível ao público, o motorista pode ser surpreendido por valores diferentes em cada viagem, dificultando o planejamento dos gastos. A RioSP afirma que a cobrança é proporcional ao trecho percorrido e que os valores ficam disponíveis para consulta e pagamento em até 48 horas nos canais digitais, mas não esclarece como são definidos os descontos ou acréscimos em horários de pico.
Como funciona o Free Flow
O sistema utiliza pórticos para leitura automática de tags e placas. Veículos com tag têm débito automático e desconto de 5% por viagem. Para quem não possui tag, a placa é identificada e o pagamento pode ser feito em até 30 dias pelo site pedagiodigital.com ou aplicativo da CCR, evitando multas. O motorista pode cadastrar o cartão de crédito para ativar o pagamento automático e receber notificações por SMS. Motos pagam meia tarifa.
Totens de autoatendimento estarão disponíveis nas bases da RioSP em São Paulo (km 231, sentido SP) e Arujá (km 202, sentido RJ). Também há opção de pagamento presencial em postos credenciados, como o posto Duque (km 210, sentido SP) e, em breve, no posto Sakamoto (km 210, sentido RJ). A concessionária reforça que não emite boletos para pagamento.
Marginal segue gratuita
Um ponto importante para o motorista: quem optar pela pista marginal não pagará pedágio Free Flow. A cobrança é exclusiva para quem trafega pela pista expressa. Caso o motorista deixe a expressa para acessar a marginal, por exemplo, para abastecer, terá até duas horas para retornar à expressa sem nova cobrança. Quem permanecer exclusivamente na marginal está isento de qualquer tarifa.
Orientações finais
A concessionária orienta que, ao passar pela praça de pedágio de Arujá e seguir pela expressa, não haverá cobrança adicional. O sistema Free Flow já estava previsto no contrato de concessão da Dutra e chega com a promessa de modernizar o gerenciamento de tráfego, mas ainda enfrenta resistência e dúvidas dos usuários sobre a transparência dos valores cobrados.


