A decisão marca uma mudança significativa na forma como os motoristas pagarão pelo uso da via. Não haverá cobrança nas pistas locais, que dão acesso a Guarulhos. Ou seja, os motoristas guarulhenses só pagarão pelo pedágio eletrônico se utilizarem a via expressa, entre a Marginal Tietê, em São Paulo, e o pedágio de Arujá.
O modelo free flow dispensa as tradicionais praças de pedágio. Em vez disso, sensores e câmeras instalados ao longo da rodovia identificam os veículos por meio de tags eletrônicas ou pela leitura das placas. A cobrança será feita automaticamente, garantindo maior fluidez no tráfego e reduzindo congestionamentos.
Segundo a ANTT, os usuários poderão optar pelo pagamento via tag ou, caso não possuam o dispositivo, quitar a tarifa posteriormente pelo site ou aplicativo da concessionária. O não pagamento dentro do prazo poderá gerar multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro. No entanto, uma decisão judicial impede que as multas sejam cobradas. A própria concessionária já informou que não aplicaria multas nos primeiros seis meses de operação, conforme rege o contrato de concessão da rodovia.
A CCR Via Dutra informou que o sistema será implantado inicialmente no trecho metropolitano, que concentra grande volume de veículos diariamente. A expectativa é que a tecnologia traga mais agilidade e segurança para quem circula entre São Paulo e o Vale do Paraíba.
O GWEB questionou a concessionária sobre os valores que serão cobrados e a data exata do início da cobrança. Estas informações deverão ser divulgadas em comunicado oficial ainda nesta quarta-feira, segundo o departamento de Comunicação da CCR.
Como funciona o pagamento?
- Com tag: cobrança automática, sem necessidade de ação do motorista.
- Sem tag: pagamento via site ou app da concessionária em até 15 dias.
A medida faz parte do plano de modernização das rodovias federais e segue tendência já adotada em outros países.


