Educação

Colégio Parthenon realiza festival literário

Programação terá ainda atrações no próximo sábado

A abertura do Festival Literário Parthenon (Flipar) foi realizada, nesta quinta-feira à noite, a partir da análise de profissionais de diferentes áreas do conhecimento sobre o tema da literatura e o vestibular. "A cidade e a serra" de Eça de Queiroz, uma das obras mais presentes nos vestibulares atuais foi discutida por especialistas da literatura, geografia e sociologia.

O Flipar ainda segue com mais programações para o próximo sábado, das 09h30 às 18h. O evento destaca a participação do autor Pedro Bandeira, que será entrevistado pelos alunos sobre sua vida e sua obra "A droga da obediência". Os interessados em participar do festival devem levar um livro em bom estado.

O coordenador pedagógico do ensino médio, Eduardo de Oliveira, destaca que o evento não é só para os alunos do Colégio Parthenon, e sim, para todas as pessoas que apreciam a literatura. "São cerca de 1.500 alunos envolvidos na preparação dos trabalhos desde o início do ano, desde o Grupo II da educação infantil, com idade média de dois anos, até o 2º ano do ensino médio", destaca.

A programação infantil, voltada para o público de um a seis anos, conta com cantigas de roda, a Arca de Noé de Vinícius de Moraes, sarau poético, descobrimento do aspecto literário dentro da MPB, contação de histórias e oficina de desenho.

As crianças de sete a dez anos apresentam aos visitantes um elenco de indicações literárias, fábulas criadas pelos próprios alunos, apresentação da biografia de 50 autores da literatura infanto-juvenil em forma de livro painel, e a partir da leitura da obra Contos de Escola de Machado de Assis, serão apresentadas releituras em forma de novos contos.

A programação para os adolescentes envolve uma Roda de Entrevistas dos alunos do 6º ano para esclarecer o que há nas entrelinhas dos contos. Lendas da Europa Medieval são retratadas pelos alunos do 7º ano. A Odisséia de Homero é retratada através de notícias de jornais pelos alunos do 8º ano.

O Festival Literário Parthenon ainda apresenta exposição de mangá. Os estudantes do 9º ano fazem uma releitura da obra Metamorfose de Franz Kafka e os adolescentes do ensino médio relacionam trechos da obra "Medeia" aos trechos da obra Gota dÁgua.

Posso ajudar?