Visando a participação de profissionais da educação, pais e familiares, o Colégio Nahim Ahmad, em Guarulhos, deu início ao projeto “Escola de Pais” com o 1º Encontro “Educando crianças e adolescentes nos dias de hoje”. O projeto tem como objetivo oferecer uma série de ciclos de encontros para estreitar os laços entre a escola, a família e a comunidade, proporcionando um momento de profunda reflexão e construção do conhecimento.
Realizado na última segunda-feira (25), o primeiro encontro contou com a participação de 50 pessoas dentre as quais pais e profissionais da área de educação, que assistiram às palestras de Aline Almeida Ahmad e Antonio Bonvenuto Neto, idealizadores do projeto.
Aline Ahmad deu início ao bate papo lembrando os participantes de que a construção do indivíduo é um processo cotidiano e que ocorre face aos relacionamentos primeiramente em âmbito familiar e a seguir no ambiente escolar. Levando os participantes a uma reflexão sobre a formação do caráter dos seus filhos no dia a dia, Ahmad sugeriu que a forma como se age dentro de casa reflete no comportamento dos filhos: influências, exemplos, atitudes são o que inspiram seu comportamento perante a sociedade.
A palestrante, ainda, frisou a importância da construção de um diálogo, da vivência em família e sociedade, do olho no olho. Criar uma conexão onde é possível enxergar os talentos existentes dentro de cada um e explorá-los cada vez mais. Papel esse que deve ser assumido pelos pais, num primeiro momento e que deve ser lapidado na escola.
Na segunda parte do encontro, Antonio Bonvenuto Neto (Toninho), implementou a ideia trazida por Aline e reforçou a importância da conexão entre pais e filhos. Segundo ele “Nada é mais contagiante que o exemplo”, ou seja, devemos lembrar que nossas atitudes tem muito mais valor na formação do indivíduo que nossa retórica, sendo assim nosso discurso e nossas atitudes devem ser coerentes.
Finalizando o encontro com a frase “O diálogo entre pais e filhos deve existir sempre”, em detrimento do relacionamento sadio e da construção de um indivíduo e de uma sociedade mais saudável.
Para integrar a todos, o final do encontro foi destinado ao diálogo, onde os participantes puderam se manifestar sobre o tema em questão, levantando dúvidas e sugestões para futuros encontros.
O intuito desse projeto é que possa crescer e ser levado a outras escolas e ambientes, ampliando a participação da sociedade e assim melhorando o relacionamento entre pais, filhos e escola.