Saúde

Coluna, um grande problema para quem dirige

Passar horas ao volante em posições incorretas e desconfortáveis pode causar lesões à coluna vertebral

Dados divulgados recentemente pelo Movimento Nossa São Paulo revelam que os paulistas passam cerca de duas horas e 40 minutos ao volante. Com isso, além do risco de sofrer um acidente de trânsito, outro perigo é a coluna. Passar horas ao volante em posições incorretas e desconfortáveis pode causar lesões à coluna vertebral.

"Daí a importância na escolha do modelo de carro que vai acompanhar no fatigante trânsito das grandes metrópoles. É preciso dar preferência a um modelo que se adapte melhor ao biotipo e altura de cada condutor para ter mais tranquilidade ao passar longos períodos dirigindo. Ao adquirir um novo veículo, além de levar em conta a potência, o design e o desempenho, é preciso prestar atenção no conforto", alerta o quiropraxista Jason Gilbert, autor do livro ‘O segredo da coluna saudável – Siga os passos para uma coluna sem dor, lançado recentemente pela editora Gaia.

Na obra, o especialista dá algumas dicas para evitar que o carro se transforme em um vilão para a coluna. "Faça um test drive de pelo menos 20 minutos e veja se depois desse tempo você ainda se sente confortável", informa Gilbert.

Posso ajudar?