Saúde

Com 100% de ocupação hospitalar, Guti cobra maior comprometimento da população

Prefeito fez transmissão ao vivo pela rede social e comentou sobre a situação de calamidade diante do crescimento de casos de Covid-19

O sistema de saúde de Guarulhos colapsou. Em transmissão ao vivo em suas redes sociais na tarde deste domingo, 14/03, o prefeito Guti anunciou que a ocupação hospitalar atingiu 100% na cidade. “Hoje é um dia muito difícil para todos nós. Peço a compreensão da população neste momento. Estamos em uma guerra há um ano. E este é o pior momento dessa batalha. Precisamos nos unir e respeitar o distanciamento social”, afirmou.

Segundo o prefeito, outras cidades da região do Alto Tietê já haviam atingido 100% de ocupação, o que aumentou ainda mais a demanda de pessoas com Covid-19 nos hospitais de Guarulhos. “Mogi das Cruzes colapsou e está há duas semanas com lotação máxima. O sistema é o SUS, os pacientes acabam procurando outras cidades, como Guarulhos”.

Guti apelou para que as festas clandestinas cessem. “A GCM tem recebido diversas denúncias de aglomeração. Isso precisa acabar. Não estou sendo alarmista, mas sim realista! Os próximos dias serão muito difíceis”, alertou.

O chefe do Executivo lembrou que Guarulhos aumentou consideravelmente a oferta de leitos, mesmo sem o Hospital de Campanha. “No início da pandemia, há um ano, tínhamos 73 leitos de UTI. Hoje são 177. Mesmo assim colapsamos. A responsabilidade é de todos”.

Sobre a campanha de imunização, Guti lamentou a falta de doses destinadas para Guarulhos. “É a solução definitiva, mas ainda não temos vacina para todos. Até agora vacinamos, com as duas doses, apenas 2% dos guarulhenses”, completou.

Posso ajudar?