Saúde

Com 50 casos confirmados, Guarulhos participa de Mobilização contra a Dengue

Unidades de Saúde da cidade apresentam informações para ajudar a combater a doença

De janeiro até agora, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 50 casos de dengue em Guarulhos. No mesmo período do ano passado, foram registrados 271 casos e, em 2010, 297 casos. Com o objetivo de intensificar as ações de combate à dengue, o município participa da Semana Estadual de Mobilização contra a doença, que começou na última segunda-feira e se encerra amanhã.

Nesse período, as unidades de Saúde irão expor banners sobre o assunto, apresentar vídeos e fornecer orientações aos usuários que estiverem aguardando atendimento. Segundo a Pasta Municipal, o número total de casos de dengue confirmados no ano passado foi de 1.063. Já em 2010, o número total foi de 1.559 casos.

Em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS), como na UBS Marcos Freire e na UBS Cumbica I, os agentes também farão panfletagem nas ruas. Paralelamente a essa programação, a Secretaria dará continuidade ao trabalho de bloqueio e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue), por meio da rotina de visitas casa a casa, vistorias em pontos estratégicos, além de trabalho específico em locais com casos suspeitos ou confirmados.

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde, com base em boletim produzido pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE), aponta que o número de casos de dengue no primeiro bimestre de 2012 foi 91,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2011.

Nos dois primeiros meses deste ano os municípios paulistas informaram, por intermédio do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), 966 casos autóctones (com transmissão dentro do Estado). No mesmo período do ano passado, houve 11.984 casos confirmados da doença. São Paulo trabalha, primordialmente, com casos confirmados laboratorialmente, por intermédio da rede de laboratórios do Instituto Adolfo Lutz.

 

Posso ajudar?