Cidades

Com 5,3 mil casos de dengue, Guarulhos atende em tendas

Guarulhos já tem 5.320 casos confirmados de dengue, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde. A região mais afetada é São João / Bonsucesso. Para auxiliar nos atendimentos aos pacientes, a Prefeitura passou a instalar tendas para receber as pessoas com dengue.
 
Consideradas uma importante estratégia para priorizar o atendimento de pacientes com sintomas da dengue, algumas das tendas locadas pela Secretaria de Saúde já estão em funcionamento. São os casos da Unidade Básica de Saúde Jardim Tranqüilidade, a do Hospital Municipal de Urgências (HMU), a da Policlínica Dona Luíza e da UBS Marcos Freire.
 
Na tenda da UBS Jardim Tranquilidade, os pacientes podem fazer coleta de sangue, hidratação (oral ou venosa) e sorologia (que pode confirmar ou não a suspeita). A sorologia só é feita em casos como de crianças menores de 2 anos, gestantes, adultos com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas (hipertensos e diabéticos, por exemplo). Dois funcionários e uma auxiliar de enfermagem fazem o atendimento. Na terça-feira, dia 5, 15 casos foram diagnosticados como suspeitos.
 
O atendimento do HMU começou nesta quarta-feira, dia 6. Lá, os pacientes podem receber hidratação oral, fazer coleta de sangue e notificação. Uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem e outros dois funcionários fazem o atendimento. Até a terça-feira, dia 5, o HMU atendeu uma média de 250 pessoas com suspeita de dengue. Em abril, a média diária era de 350 pessoas/dia.
 
Outras ações
Outro investimento da Secretaria de Saúde está centrado no controle dos casos, através de visitas domiciliares,  informação aos moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação e eliminação dos criadouros.
 
Desde o dia 28 de abril, trabalhos de nebulização com veículos adaptados são feitos nas ruas das regiões do Anita Garibaldi. Foram 105 ações (dias 28, 29 e 30 de abril) em 35 ruas daquela região.
 
Nessas ações, sempre ao entardecer, os veículos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrem uma mesma rua por três dias seguidos. A próxima ação está agendada para a região do Ponte Alta, dias 12, 13 e 14.
 
Outra medida importante refere-se à participação de soldados do Tiro de Guerra de Guarulhos nas visitas às residências, onde são vistoriados quintais e eventuais pontos de acúmulos de água, e também são levadas informações aos moradores.
 
Na terça-feira, dia 5, 10 ruas do Jardim Triunfo foram percorridas, resultando em 261 visitas a residências; outras 164 estavam fechadas e houve 4 recusas em receber a equipe. Na quarta-feira, 6, uma ação no Jardim Álamo visitou 145 casas; 93 estavam fechadas e 3 se recusaram a receber a equipe. 
 
A partir da decretação de Situação Excepcional de Emergência na Saúde Pública, dia 27 de março, para combate à dengue, o município pode agilizar as ações legais que permitam o ingresso forçado de agentes em imóveis particulares em caso de recusa e de risco à saúde.
 
Graças a esta decretação, a Secretaria de Saúde pode tomar várias medidas emergenciais, como a locação das tendas, a compra de equipamentos para adequá-las ao atendimento e aumentar  o número de pessoas que trabalham nas ações de combate à dengue, que pulou de 880 para 1332 pessoas, contabilizando-se, inclusive, a participação do Tiro de Guerra de Guarulhos.
 

Posso ajudar?