Cidades

Com agendamento, Guarulhos aplica vacina contra a raiva gratuitamente em cães e gatos

Diante do recente cenário da pandemia, alguns donos de pets podem ter deixado de lado a agenda anual de vacina antirrábica nos seus animais. No entanto, em Guarulhos, a campanha passou a acontecer durante todo o ano, conforme agendamento e gratuitamente. A aplicação também acontece em estabelecimentos médico-veterinários particulares.

A raiva é uma doença infecciosa que não tem cura e pode ser fatal. Mesmo sem registros de casos pela variante canina, o vírus continua circulando por meio de morcegos e manter cães e gatos imunizados garante também a segurança da população. Além da vacinação dos animais domésticos, os responsáveis pelos pets devem ficar atentos ao contato dos bichos com morcegos. O último registro de animal infectado pela variante canina da doença ocorreu em 1998 e, desde então, todos os casos humanos e de cães e gatos registrados no Estado foram causados por variantes de morcegos.

Ao vacinar o animal, o proprietário estará também prevenindo a doença retorne à população, uma vez que o bicho pode ter contato com morcego e, eventualmente, se infectar pelo vírus e transmiti-lo ao ser humano ou a outro animal. É importante também que os tutores evitem que cães e gatos entrem em contato direto com qualquer morcego, vivo ou morto.

Guarulhos

O Centro de Controle de Zoonoses realiza mensalmente a vacinação de rotina de cães e gatos. Para vacinar o animal, o munícipe deve ligar no telefone 2436-3666 de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. para obter informações sobre a data da vacinação. A vacinação antirrábica de rotina acontece no posto fixo no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na rua Santa Cruz do Descalvado, 420, no Jardim Triunfo, em Bonsucesso.

Os cães devem ser conduzidos até o local de vacinação por um adulto, com coleira e guia. Aqueles com comportamento agressivo e os de grande porte devem ser levados com focinheira. Os gatos precisam ser conduzidos em caixas de transporte para evitar fugas e acidentes.
O agendamento se deve ao fato de não haver perdas de doses de vacina pois frascos têm 25 doses e depois de abertos devem ser usados em até 3 dias.

Posso ajudar?