Cinquenta dias após sua implantação no cruzamento das avenidas Paulo Faccini e Tiradentes, os conhecidos “bolsões” – áreas para motos em retenção – foram aprovados pelos motociclistas. As áreas definidas pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) estão localizadas em quatro pontos diferentes: Tiradentes centro/bairro e bairro/centro, e na Paulo Faccini no sentido rodovia Presidente Dutra/Bosque Maia e também no sentido contrário.
O sucesso do bolsão de retenção da Paulo Faccini com a Tiradentes foi tão grande que a Prefeitura, por meio da STMU, resolveu implantar mais dois na cidade. Um no Jardim Paraíso, no cruzamento da avenida João Paulo I com a rua Bela Vista, e outro na rua Nossa Senhora Mãe dos Homens.
“Representa muito mais segurança para todos que trafegam de motocicleta. Existe uma área de segurança que permite que a gente arranque antes dos carros, quando o semáforo abre”, disse Armando Costa, de 53 anos, que sempre andou de motos e prefere esse tipo de transporte no trânsito das cidades e mesmo para viagens curtas. A opinião de Armando é endossada por Renato Cury Machado, de 23 anos: “Adorei essa medida. Isso já existia em outras cidades, mas aqui em Guarulhos estava mais do que na hora de ser implantada”.
A medida é novidade no trânsito guarulhense, mas é uma operação que já vem sendo realizada com êxito em São Paulo e em cidades espanholas como Barcelona e Madri.
As análises nessas cidades mostraram que houve uma redução significativa no número de acidentes entre os veículos de duas e quatro rodas. O sistema funciona da seguinte forma: as motos param em um bolsão à frente, nas proximidades da faixa de pedestres, enquanto os veículos são recuados para uma segunda faixa localizada 5 metros atrás.
Se houver, por exemplo, um excesso de motos dentro do bolsão, as subsequentes são obrigadas a ficar esperando dentro do corredor a ela destinados. A medida, futuramente, também poderá ser estendida para os ciclistas.