Cidades

Com as férias escolares, EDP reforça orientações sobre riscos de acidentes com energia elétrica dentro de casa

Rio de Janeiro - Consumo de energia elétrica, lâmpada e interruptor de luz. (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Com o período de férias escolares se aproximando para muitas famílias, somado às baixas temperaturas do inverno, crianças e adolescentes aproveitam boa parte do tempo dentro de casa. Pensando nisso, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Guarulhos, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, reforça orientações de segurança.

O cuidado maior deve estar na instalação elétrica interna da residência. Muitos dos acidentes e incêndios ocasionados por eletricidade dentro de casa são resultado de instalações elétricas antigas e inadequadas, excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada e gambiarras com emendas malfeitas, além de falta de manutenção.

Além disso, vale destacar que, com crianças em casa, é sempre importante manter as tomadas protegidas e fios ou equipamentos elétricos ligados, longe do alcance. A utilização dos celulares também deve ser feita somente quando não estão conectados com o cabo de carregamento na tomada. Veja mais cuidados que podem prevenir acidentes:

– Oriente as crianças a não mexerem em aparelhos elétricos com as mãos molhadas.

– No caso de uso de aquecedor elétrico, conecte o equipamento a uma tomada específica e dimensionada para sua potência, evitando sobrecarga da fiação.

– Não ligue aparelhos elétricos próximo a duchas ou piscinas.

– Não faça “gambiarras” para ligar aparelhos de forma provisória, isso pode sobreaquecer a fiação e ocasionar choque ou até incêndio.

– Nunca deixe fios desencapados, eles podem provocar choques, incêndios, além do desperdício de energia.

– Para evitar acidentes com as crianças, coloque um protetor em cada tomada da residência.

– O uso de benjamins e extensões devem ser evitados. Caso não seja possível ligar um aparelho por tomada, opte pelo filtro de linha com fusível, que projete os equipamentos em caso de sobrecarga.

– Nunca use o celular com o fio conectado na tomada.

– Não faça consertos em instalações elétricas se não tiver o entendimento necessário. Chame um profissional capacitado.

– Chuveiros merecem uma atenção especial. É fundamental manter a instalação elétrica deles sempre em bom estado.

Na rua, não se aproxime de fios partidos ou caídos ao solo. Impeça que qualquer pessoa se aproxima e entre em contato imediatamente com a EDP. No caso das pipas, para uma brincadeira segura é necessário buscar espaços abertos e longes da rede elétrica, como praças ou parques, e nunca utilizar cerol e linha chilena.

É importante destacar que, em caso de qualquer incidente na rede elétrica, os consumidores devem entrar em contato com a Distribuidora, por meio dos canais de atendimento:

  • Site www.edponline.com.br
  • Aplicativo EDP Online (compatível com tablets e smartphones)
  • Central de Atendimento: 0800 721 0123
  • WhatsApp (11) 93465-2888
  • SMS para 28037 com a mensagem Falta Luz

Todos os canais de atendimento são gratuitos e funcionam 24 horas.

Posso ajudar?