Cidades

Com atraso, Educação envia respostas evasivas sobre pombos

Somete uma hora após o GuarulhosWeb publicar reportagem sobre a contratação da empresa para espantar os pombos das escolas da rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação enviou, às 17h43 desta terça-feira, respostas enviadas pelo GuarulhosWeb. Ao enviar os questionamentos, a reportagem pediu as respostas até às 16h. A matéria foi publicada às 16h39. 
 
Algumas questões foram respondidas de forma evasiva, outras não correspondem a verdade. Confira abaixo as perguntas, respostas e algumas considerações quando necessário. 
 
1] Seria possível nos enviar uma cópia do contrato?
 
A Secretaria de Educação já entregou uma cópia deste contrato na redação do Guarulhos WeB
 
NOTA DA REDAÇÃO: A Secretaria de Educação jamais enviou este contrato ao GuarulhosWeb. Apenas encaminhou, em 13 de maio, contratos que justificavam a formação do Consórcio Robotx, algo inclusive que não havia sido questionado pela reportagem. A Pasta tentava, na ocasião, abafar o caso, divulgado um dia antes pelo colunista Pedro Notaro, sobre a formação do Consórcio, que foi formado com capital social de apenas R$ 1,00, 
 
 
 
2] Qual o valor gasto por mês com a empresa?
 
Ver resposta da questão 4
 
 
 
3] Os equipamentos instalados nas 20 escolas até aqui são comprados ou são locados?
 
Comprados
 
 
 
4] Se comprados, qual o valor de cada um?
 
Os valores são definidos por m² instalado conforme contrato já enviado
 
NOTA DA REDAÇÃO:O contrato nunca foi enviado
 
 
5] Se locados, qual o valor da locação mensal?
 
 
6] Quantas escolas serão atendidas e em quanto tempo?
 
São 154 equipamentos públicos, da Secretaria Municipal da Educação, sendo 139 Escolas da Prefeitura, Centros de Incentivo à Leitura, sede da Secretaria, Centro Municipal de Educação Adamastor etc
 
 
 
7] A Secretaria entende que os valores gastos são justos? Há comparações de preços com outras empresas que fornecem esse tipo de serviço?
 
Sim
 
 
8] Qual a garantia que a Secretaria tem que os serviços trarão resultados para a população?
 
Garantia de cinco anos, da empresa responsável. As escolas em que o equipamento foi instalado, não registraram mais problemas neste sentido.
 
 
9] Os pombos, depois de espantados das escolas, não podem ir para as casas dos próprios alunos que moram fora do raio de abrangência de cada equipamento? Ou para outras instalação municipais como postos de saúde?
 
Não monitoramos esta questão
 
Confira reportagem publicada hoje às 16h39
 
 

Posso ajudar?