Há 18 anos quando foi criado, o programa Poupatempo quebrou uma barreira no setor público, porque surgiu baseado em algumas premissas, entre as quais, a de atender bem o cidadão e não permitir privilégios em nenhum tipo de atendimento. Esses princípios foram lembrados pelo subsecretário de Tecnologia e Serviços ao Cidadão, Julio Semeghini, em um evento comemorativo dos 18 anos do Poupatempo, no qual anunciou, para os 11 mil funcionários do programa, os novos desafios e os avanços tecnológicos em implementação.
“Hoje, com quase meio bilhão de serviços prestados, o programa impõe novos desafios, que vamos resolver com os avanços da tecnologia”, afirmou Semeghini. Destacou que, entre as novidades, estão o balcão único e os totens de autoatendimento, novos serviços por meio eletrônico (via Internet e por dispositivos móveis) e o banco de dados único, com coleta biométrica das digitais e fotos dos cidadãos.
O programa tem 67 postos físicos instalados na Capital e em municípios do interior, mas ganhará, em breve, totens para autoatendimento (similares aos caixas eletrônicos dos bancos), que poderão levar o serviço para mais perto dos usuários. “Hoje, alguns paulistanos têm que viajar quase 200 km para ir a um Poupatempo. Com o banco de dados único e os totens, toda cidade poderá ter acesso aos serviços”, informou Semeghini. Com o banco de dados único e integrado, os cidadãos poderão solicitar serviços por meio de um celular, pela Internet ou pelos totens, e receber documentos pelo Correio.
De acordo com o superintendente de Novos Projetos, Ilídio Machado, 43 dos 67 postos já estão trabalhando com a coleta unificada e, em dezembro, tem início um teste para o reuso da imagem, ou seja, um cidadão que fez sua coleta de dados biométrica, poderá ir solicitar por qualquer meio (posto, toten, celular, Internet) um documento, sem a necessidade de coletar novamente os dados.
O evento, realizado na sede da Prodesp (empresa estadual de tecnologia), responsável pelo desenvolvimento e implementação de novos serviços eletrônicos e de aplicativos, foi transmitido por videoconferência para postos Poupatempo da Capital e do interior. Em mensagem gravada em vídeo para todos os funcionários do Poupatempo, o governador Geraldo Alckmin lembrou que, na época em que o Poupatempo foi criado, o cidadão precisava esperar um mês para ter uma carteira de identidade. Hoje, as unidades do Poupatempo emitem 377 mil RGs por mês, conforme informou a superintendente de Operações do programa, Tânia Andrade.
Em sua mensagem, o governador reconheceu a importância dos funcionários que, com o seu trabalho, fizeram do programa o melhor serviço público de São Paulo. “Vocês fazem o Poupatempo ser o que é: o programa mais bem avaliado do governo”, afirmou.
Programa Poupatempo
O Poupatempo é um programa do Governo do Estado, executado pela Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – Tecnologia da Informação, que, desde a inauguração do primeiro posto, em 1997, já prestou mais de 466 milhões de atendimentos. Atualmente conta com 67 unidades instaladas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral.