Parceiros de campanha, Eduardo Soltur (PSD), presidente da Câmara Municipal e candidato a deputado estadual, e Gileno (PSL), parlamentar e candidato a deputado estadual, descartam qualquer conflito de interesse em relação as opostas coligações formadas por seus respectivos partidos em âmbito estadual e nacional.
O Partido Social Democrático, pelo qual Soltur mantém legenda, na esfera federal forma coligação com PMDB, PROS, PP e PSD. Em cenário estadual as legendas são as mesmas, mas com a inclusão do PDT. Já o Partido Social Liberal está unido nacionalmente na disputa eleitoral com o PTN, PMN, PTC e PTdoB. Além destes, o PSDB, DEM, PEN, SD, PPS, PRB, PSB, PSC e PSDC formam a coligação estadual.
Dentro da composição partidária formada pela sigla a qual pertence o presidente da Câmara, a disputa pelo posto de governador está a cargo de Paulo Skaf (PMDB), No Estado, o PSL defende a candidatura do atual governador Geraldo Alckmin (PSDB). Em contrapartida, na corrida pelo Palácio da Alvorada, a candidata Marina Silva (PSB) detém o apoio do PSL e o PSD definiu sua preferência por Dilma Rousseff (PT).
No entanto, tanto Soltur quanto Gileno descartam qualquer conflito de interesses em ambas as esferas. “Não acredito que possa haver conflito, até por que tenho muitos amigos em comum com o vereador Gileno, que inclusive estão nos ajudando, principalmente, na aquisição dos materiais de campanha”, declarou o candidato a deputado federal, Eduardo Soltur.
Já o representante do PSL compartilhou da mesma opinião que o presidente do Legislativo Municipal. “Não vejo problemas nesse tipo de dobrada. Esse método não existe somente em Guarulhos, mas em todo País. Essa prática sempre teve e não é agora que vai deixar de existir”, justificou.
Soltur também tratou de descartar qualquer possibilidade de interesses particulares estarem acima dos objetivos coletivos. “Não tem nenhum interesse próprio, até por que somos vereadores da cidade e tem muita gente que conhece o trabalho do Gileno e do Eduardo Soltur independente do partido”, encerrou.