Variedades

Com dança e ginástica, Thomeozão será sede da 30ª Corpo e Movimento

Integração para educar o corpo e a mente, por meio da dança e da ginástica. Estes são propósitos da 30ª edição do Corpo e Movimento, evento que acontece neste final de semana no ginásio poliesportivo Paschoal Thomeo, o Thomeozão. Participam da atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Esportes, crianças com idade mínima de 5 anos até integrantes da faixa etária classificada como a Melhor Idade com 92.
 
A atração deve reunir nos dois dias de programação do evento cerca de 800 alunos matriculados na rede municipal de ensino nos mais diversos setores. No último ano foram um pouco mais de 600 participantes. Em contrapartida, a organização espera contar com a presença de aproximadamente 4500 espectadores para acompanhar as 20 coreografias propostas.
 
Esta iniciativa teve início em 1984 quando o quadro professores da Secretaria de Esportes, entre eles Enélia Garcia, resolveu fazer uma apresentação para seus respectivos familiares em uma das salas de aula do CSE João Carlos de Oliveira, popularmente conhecido como João do Pulo, no Bela Vista. Com a boa aceitação, o evento passou a figurar no calendário anual da Pasta, além de tomar outras dimensões.
 
“O primeiro aconteceu de uma forma bem simples e hoje chegou nesse patamar, sendo um dos maiores eventos que temos na Secretaria de Esportes. O nosso objetivo é proporcionar a integração entre os diversos núcleos da rede de ensino público, até porque muitos não se conhecem”, declarou a coordenadora do evento, Nilvani Possenti.
 
Evento mexe com o emocional dos alunos
 
De acordo com Nilvani, o principal benefício da participação do aluno no Corpo e Movimento está voltado para o lado emocional. “Mexe muito com o emocional. A satisfação deles é tão grande em mostrar que são capazes, que de repente o ego daquela senhorinha com 60 anos, que o filho não valoriza, se sente pessoa e vai lá nas alturas, além de mostrar sua capacidade para compreender a mecânica do ritmo, do movimento e do deslocamento”.
 
No entanto, a coordenadora do Corpo e Movimento tratou de ressaltar a importância da prática esportiva e a sua participação como agente de integração social, por meio de suas medidas socioeducativas. “O esporte em si faz tudo isso. Aquele que não conhece o esporte e não pratica, desconhece o seu valor. Uma criança que pratica esporte sabe obedecer, é disciplinada, sabe seguir regras, além de discernir o que é certo ou errado, diferente daquela que nunca participou. Você consegue educar com prazer”, encerrou.
 
Escola de Carlinhos de Jesus faz a abertura
 
A abertura das atividades fica à cargo da escola de dança Carlinhos de Jesus, que apresentará duas atrações. No sábado, 15, um casal, que terá a responsabilidade de apresentar um mix de ritmos, abre o espetáculo. Já no dia seguinte, o Chá Chá Chá, dança de salão, dá o ar da graça no Thomeozão, além das atrações propostas pelo evento.
 
“É muito gostoso. Desde que assumi, implantamos nas apresentações, principalmente a final, a integração, através, da coreografia entre professores e alunos. Eles sempre gostam de ver seus professores dançarem, além da junção entre eles no encerramento. Esta é uma integração dos alunos e a finalização das atividades anual da Secretaria”, explicou Nilvani.
 
A coordenadora também revelou que as mudanças foram fundamentais para atrair o público e garantir a sua permanência até o final das atividades. “Precisávamos segurar um pouco a plateia, até porque o cenário cultural de Guarulhos ainda é crítico. Muitos pais assistem os filhos e vão embora, e muitas vezes aquele que fica por último não tem público. E daí começa aumentar o convívio entre alunos e professores”.
 
Apresentações diversas
 
Participam alunos de diversas faixas etárias, a partir de 5 anos até a terceira idade. E nesta 30ª edição, a programação inclui apresentações de ginásticas geral, rítmica e artística, jazz, zumba, dança do ventre, dança de salão, esporte adaptado (pessoas com deficiência), kata de karate,  entre outras modalidades.
 
 O Corpo e Movimento tem por princípio promover o encontro entre os núcleos de Ginástica e Dança da Atividade Física Orientada, da Iniciação Esportiva e do Alto Rendimento, onde são apresentadas coreografias  desenvolvidas nas aulas durante o ano. Estão previstas a participação de 1250 alunos divididos entre os 20 núcleos.
 
 
 
Serviço
Sábado, dia 15, a partir das 19h
Domingo, dia 16, às 16h
Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeo – Thomeozão
Avenida João Bernardo de Medeiros, 762 – 
Bom Clima Guarulhos 
 

Posso ajudar?