Cidades

Com demora no atendimento no HMCA, Saúde orienta pacientes a irem a policlínicas

Pacientes que procuraram atendimento médico no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, no Centro de Guarulhos, nesta segunda-feira (3) reclamaram de demora para passar pelo médico. 
 
Uma leitora do GuarulhosWeb encaminhou imagens do local e se diz indignada com o atendimento recebido pelos pacientes. Segundo contou, uma mãe que chegou ao local às 9h estava até as 16h30 aguardando pelo médico.
 
A reclamação se soma a de outros pais, que alegam demora exagerada no atendimento. Já na sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde passou a orientar a população a procurar atendimento pediátrico nas policlínicas e unidades básicas de saúde, em vez de se dirigirem ao HMCA. 
 
Sobre os problemas desta segunda-feira, a assessoria da Secretaria de Saúde encaminhou a seguinte nota ao GuarulhosWeb:
 

"Com relação ao questionamento sobre o Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA), a Secretaria de Saúde informa que o tempo de espera no hospital nesta segunda-feira (3) é de cerca de 5 horas para os casos que não são graves, uma vez que as crianças com estado de maior gravidade são atendidas  de imediato. Portanto, ao contrário do afirmado, todos os pacientes que abriram ficha às 9 horas já foram atendidos neste momento.

A Secretaria informa ainda que mudou o fluxo de atendimento no pronto-socorro do HMCA e está trabalhando a divulgação dos demais serviços de pediatria com funcionamento 24 horas por dia do município. O objetivo é desafogar o Hospital, que tem a missão prestar assistência aos casos mais graves, sendo que hoje cerca de 80% dos casos atendidos no local poderiam ser resolvidos com maior rapidez nas policlínicas Dona Luíza, Paraíso e Maria Dirce, bem como na UPA São João. Segue em arquivo anexo o release sobre o assunto."

 
 

Posso ajudar?