O Corinthians-Guarulhos perdeu para o Sesi-SP por 3 sets a 0 (24-26/26-28/23-25), na tarde deste domingo, 25/03, no primeiro jogo entre as equipes válido pelas quartas de final da Superliga Masculina de Vôlei. A partida aconteceu no Ginásio do Sesi, na Vila Leopoldina. Na próxima quinta-feira, 29/03, os times voltam a se encontrar, desta vez no Ginásio da Ponte Grande, em Guarulhos. Para o Corinthians, é vencer – e provocar o terceiro jogo em São Paulo – ou se despedir do torneio.
Para o técnico Alexandre Stanzioni, o resultado negativo deste domingo não influencia o time para o meio da semana. “Ganhando ou perdendo hoje, teríamos que vencer na quinta para seguir na briga”, afirmou. O levantador William, do Sesi, concordou. “Vencer hoje não tem peso nenhum. A única coisa é que podemos ter uma tranquilidade um pouco maior de decidir em casa se não conseguirmos o resultado em Guarulhos”, disse ao GuarulhosWeb.
Para a primeira batalha dos playoffs, Stanzioni promoveu a entrada do central Sidão no lugar de Riad e o retorno do líbero Serginho ao time titular, ele que foi poupado dos últimos jogos da fase de classificação, quando a equipe já havia garantido passagem para o mata-mata.
O jogo começou muito equilibrado. Lipe e Lucão iam bem no ataque, municiados por Willian. O Corinthians-Guarulhos se defendia bem, e Fabio e Rivaldo não deixavam por menos do outro lado. Os times se revezaram na frente do placar, nunca abrindo mais do que dois pontos. Em um erro de recepção de Fabio, o Sesi chegou ao set point em 24 a 22. O Corinthians conseguiu colocar a cabeça no lugar e empatou em 24 a 24.
Mas, no 25-24, o Sesi fechou o set graças a um erro de arbitragem. O ponteiro Douglas atacou e a bola foi para fora. O árbitro principal deu ponto para o Corinthians, mas foi equivocadamente alertado pelo árbitro de chão que houve desvio do bloqueio. Houve muita reclamação dos jogadores alvinegros. Na volta para o segundo set, Rivaldo levou cartão vermelho por continuar contestando o polêmico ponto decisivo da primeira etapa.
Com os nervos à flor da pele, o Corinthians-Guarulhos começou mal o segundo set. O Sesi chegou a estar três pontos na frente do placar, mas, aos poucos e com ótima atuação de Luizinho, Fabio e Rivaldo, o time igualou as ações e passou à frente em 13-12. O Timão parecia ter controlado o jogo. Mas quando o placar marcava 23 a 19 para o alvinegro, o Sesi arrancou uma virada improvável e venceu por 28-26.
Perguntado ao fim da partida sobre o peso do erro de arbitragem no resultado final, o técnico corintiano preferiu chamar atenção para falhas do próprio time. “90% de responsabilidade nossa. São os mesmos detalhes que nos tiraram a possibilidade de vencer aqui na fase de classificação. Erros que não podem acontecer em momentos decisivos, no fim dos sets”.
No terceiro e último set, o Sesi-SP foi superior. O Corinthians-Guarulhos ainda chegou a encostar no placar no fim, mas o time da casa fechou em 25 a 23 e o jogo em 3 a 0.