Cidades

Com frota maior, táxis devem chegar mais a bairros da periferia

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Guarulhos, Robson Xavier, confirmou, nesta segunda-feira, 21, que parte dos 174 novos alvarás de táxi devem ser direcionados para as regiões periféricas da cidade, inclusive com a criação de novos pontos pela Secretaria de Transporte e Trânsito (STT). No entanto, Xavier também apontou uma redução de até 30% na demanda do serviço no município nos últimos meses.

Atualmente, Guarulhos possui cerca de 1400 veículos destinados para a prestação de serviço em transporte público, como táxis. Estes estão distribuídos para atendimento no Aeroporto de Guarulhos, trabalho realizado pela Guarucoop, e nas vias do município. Dos quase 700 que atuam na cidade, 53 serão remanejados para o empreendimento de transporte aéreo, conforme aprovação da lei n.º 6.799 de 05 de janeiro de 2011.

Em contrapartida, o atendimento municipal irá ganhar 174 novos veículos nas ruas guarulhenses, inclusive nos bairros periféricos onde esta prestação de serviço deixa a desejar. A Prefeitura iniciou a seleção dos profissionais na última sexta-feira, 18, e não tem previsão para sua conclusão. Mesmo com o aumento da oferta, Xavier aponta redução na demanda e consequentemente no faturamento dos taxistas.

“Em virtude da crise que o nosso País atravessa, houve redução, mas a lei (n.º 6.799), que amplia o número de alvarás na cidade é de 2011. E acredito que com a entrada de mais 174 novos carros, creio que vai ter mais reduções. Com essa crise que o país atravessa a queda no atendimento e arrecadação está entre 20% e 30%”, declarou Robson Xavier.

Outro ponto que o presidente dos taxistas ressaltou foi a inserção de novos pontos de táxi em toda cidade, principalmente nos bairros periféricos e mais afastados da região central. Recentemente por conta desta deficiência, foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei que viabiliza o serviço de entrega rápida nos comércios daquela região.

“Vai sim atender os bairros da periferia. Estão sendo criados diversos pontos de táxis nessas regiões, que inclusive não tinham atendimento. A STT (Secretaria de Transporte e Trânsito) já publicou. Teremos 174 novos alvarás e 53 dos já existentes serão remanejados das ruas para o Aeroporto (de Guarulhos)”, concluiu.

Posso ajudar?