Sem contar com a estrutura adequada para abrigar seus jogos nos equipamentos esportivos de Guarulhos, equipes da cidade estão sendo obrigadas a mandar suas partidas em outras cidades. Este é o caso do caçula Atlético Guarulhense, que irá atuar diante do Botucatuense, pela 3ª rodada da Série A1 do Campeonato Paulista de Futsal, no ginásio Presidente Ciro, localizado na Capital. No último ano, atletas de diversas modalidades disputaram os Jogos Abertos do Interior, representando as cores de Guararema já que Guarulhos não participou do maior evento do esporte amador do Estado.
"Vamos jogar no Presidente Ciro contra o Botucatuense porque não tinha horário disponível na Ponte Grande (Complexo Esportivo Arnaldo José Celeste). Isso porque o Thomeozão (ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeo) está interditado e pelo que parece não há licença do Corpo de Bombeiros para seu funcionamento", declarou o presidente do Clube Atlético Guarulhense, Adriano Chiozi.
E Chiozi está coberto de razão. Além da sensação de pleno abandono, o Thomeozão não reúne condições de receber eventos esportivos ou outro de qualquer natureza. O local não possui o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), laudo técnico do Corpo de Bombeiros, e está fechado desde dezembro do último ano.
A reportagem do GuarulhosWeb entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para esclarecer o fato, mas fomos informados que, por motivos técnicos, não era possível verificar a demanda, e assim que possível retornaria com as respostas. Também não foi possível falar com nenhum outro responsável que pudesse dar maiores detalhes sobre a situação do equipamento.
Já a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer limitou-se a informar que a reabertura do Ginásio Paschoal Thomeu para eventos esportivos aguarda aprovação do laudo técnico que já está em posse do Corpo de Bombeiros. Sobre a questão da segurança do local, ela informou que a Guarda Civil Municipal está fazendo rondas intensivas.
Em função da precariedade dos equipamentos públicos de esporte e escassez, as agremiações esportivas da cidade estão concentrando seus compromissos no Complexo Esportivo Arnaldo José Celeste, conhecido como Ponte Grande. Neste local, atuam o Clube Atlético Guarulhense e as equipes de Handebol. A exceção é o time de basquete que por conta da parceria com a FIG (Faculdades Integradas de Guarulhos) atua em seu ginásio.
Alvo de descaso da atual Administração Pública com a prática esportiva está voltada a condição de momento do ginásio Fioravante Ievorlino. Em 2010, a Prefeitura recebeu do Governo Federal a quantia de R$ 2,1 milhões para a sua reforma e consequentemente a manutenção das atividades no local. No entanto, desde o final do último ano, a Prefeitura terceirizou a administração do ambiente e repassou para o Falcões Moto Clube.
A falta de estrutura também teve impacto direto na participação da cidade na última edição dos Jogos Abertos do Interior. Sem condições financeiras para custear os treinamentos, estadia e a locomoção dos atletas para a cidade de Bauru (SP), local onde foi a realizada a competição. Resultado: competidores guarulhenses disputaram o campeonato à convite da cidade de Guararema, embora os gestores evitem essa confirmação.



