Cinema

Com J6, JAC demonstra capacidade de ir além

Minivan da chinesa chega ao mercado na sequência dos modelos J3 e J3 Turin

Em seu ano de estréia no Brasil, a chinesa Jac Motors dá sinais de que pode evoluir rapidamente para cair nas graças do consumidor. A avaliação realizada, durante dez dias, pelo HOJE, com a minivan J6 demonstra que se trata de um modelo melhor adaptado ao Brasil que o compacto J3. E que – neste caso – o termo "carro completo", mote das campanhas da marca, é muito mais significativo. Explica-se: o nível de acabamento interno, por exemplo, vai além do básico encontrado no irmão menor.

A Jac cedeu um J6 Diamond, para sete passageiros, o top de linha, equipado inclusive com bancos de couro, o que dá um ar de maior conforto e sobriedade ao modelo. Os dois bancos da terceira fileira podem até ser removidos ou dobrados, para ampliar o porta-malas. Apenas o acesso não é dos mais fáceis, apesar dos bancos da segunda fileira deslizarem à frente, além de inclinarem. Acaba sendo ideal para levar as crianças ali, já que adultos – com algum problema de mobilidade, por menor que seja – não acessam facilmente o habitáculo.

O design externo do J6, desenhado em conjunto pelo estúdio Pininfarina e o Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália, privilegia linhas fluidas nas laterais, conservando a identidade da marca na parte dianteira. Os faróis são inspirados nas legendárias máscaras chinesas, o que garante forte personalidade estética ao modelo. Nesse sentido, o carro se impõe. Não era difícil, durante o período de avaliação, ouvir comentários sobre a beleza do modelo.

Interior vem repleto de equipamentos de série

No interior, painel com quadro de instrumentos em 3D e iluminação indireta azulada, com regulagem de intensidade. No console central, sistema de áudio, integrado ao design, e aos comandos de ventilação e ar-condicionado. Peca por não oferecer um computador de bordo nem a opção de câmbio automático.

O conforto dos passageiros é garantido também por conta das medidas do J6, um dos maiores modelos do mercado. O veículo tira proveito de seu comprimento de 4,55 metros e sua largura de 1,78 metro para dar mais espaço para os ocupantes. Todos os bancos traseiros são rebatíveis e facilmente removíveis. No J6 Diamond, o espaço do porta-malas é de 198 litros. Sem os bancos da terceira fileira, este valor salta para 720 litros, o mesmo do J6 5 lugares. Ao remover os bancos da segunda fileira, o compartimento interno fica com um espaço de 2.200 litros.

A versão Diamond vem de série com ar-condicionado com regulagem eletrônica de temperatura, freios com ABS e sistema EBD, airbag duplo, pneus 205/55 aro 16, faróis de neblina dianteiros e traseiros e sensor de estacionamento. O volante vem revestido de couro e traz comandos para o MP3 e CD player. No painel, abaixo do volante, há o botão de controle elétrico dos retrovisores. Na porta há controle elétrico dos quatro vidros e um botão de travamento central.

Motor 2.0 16V dá conta do recado

O J6 conta com um motor 2.0 16V com duplo comando de válvula do cabeçote. Gera uma potência de 136 cv a 5.500 rpm. Seu torque máximo de 187 Nm (19,1 kgfm) é atingido a 4.000 rpm. Dessa forma, o J6 alcança os 100 km/h em 13,1 segundos e consegue uma velocidade máxima de 183 km/h. Com peso de 1,5 tonelada, em alguns momentos, o carro sente um pouco. Mas na maioria da avaliação, não fez feio.

Aliás, durante os mais de 600 quilômetros rodados, o desempenho foi bastante satisfatório. Em nenhum momento, foi explorada a lotação máxima do modelo. Mas chamou a atenção a capacidade de recuperação de velocidades, mesmo sem a necessidade de reduzir marchas a todo momento.

Também se destaca o nível de consumo de combustível. Com um tanque de 68 litros, foi possível rodar quase 600 quilômetros, sendo que mais da metade foi feito na cidade e com o ar condicionado acionado. Ou seja, em torno de 8,5 km/l de gasolina, nada mal para um veículo desse porte.

Ficha técnica

  • Modelo J6 Diamond;
  • Motor 2.0 DOHC 16V;
  • Potência Máxima (cv/rpm) 136/5500;
  • Torque Máximo (Nm/rpm) 187/4000;
  • Transmissão Manual de 5 Velocidades;
  • Comprimento 4550;
  • Largura 1775;
  • Altura 1660;
  • Capacidade do porta-malas (l) 198 / 720/ 2200;
  • Capacidade do tanque de combustível (l) 68;
  • Transmissão Manual de 5 Velocidades;
  • Pneus 205/55 R16;
  • Rodas Em liga de alumínio 16";
  • Velocidade máxima 183 km/h;
  • Aceleração de 0 a 100 km/h 13,1 segundos;
  • Preço R$ 59.800

Posso ajudar?