Política

Com nova derrota, esquerda completa 12 anos sem vencer eleições em Guarulhos

O ex-prefeito Almeida, durante votação no segundo turno de 2012, última vitória da esquerda em Guarulhos

Desde que o ex-prefeito Sebastião Almeida foi eleito pelo PT em 2012, quando disputou a reeleição contra o ex-deputado tucano Carlos Roberto e obteve 60,73% no segundo turno, nenhum outro nome da esquerda venceu qualquer disputa na cidade para cargos no Executivo. Tanto para prefeito, como para governador e presidente, nomes ligados ao PT saíram derrotados nas urnas no município, o que confirma o declínio da esquerda que governou Guarulhos por 16 anos.

Em 2014, nas eleições para presidente e governador, os resultados em Guarulhos apontaram para vitórias de Geraldo Alckmin, então no PSDB, para o Governo de São Paulo, com 50,12% no município, e de Aécio Neves, do mesmo partido para a Presidência, com 63,09% no segundo turno em Guarulhos, mas vencida no país pela petista Dilma Rousseff.

Dois anos depois, a maior derrota da esquerda na história de Guarulhos. Na disputa para a Prefeitura, o ex-prefeito Elói Pietá, ainda no PT, não chegou ao segundo turno, com apenas 19,32% dos votos, que teve o confronto entre o então deputado Eli Correa Filho (DEM) e o atual prefeito Guti, hoje no PSD, que teve 83,5% dos votos válidos.

Nas eleições majoritárias de 2018, mais uma vez os nomes do PT se deram mal em Guarulhos. Para governador, o mais votado na cidade foi o então governador Márcio França, já no primeiro (com 26,7% dos votos válidos) e também no segundo turno (57,22% em Guarulhos), mas que acabou perdendo no Estado para o tucano João Dória. Para presidente, Jair Bolsonaro venceu as eleições no Brasil e também em Guarulhos, onde foi o mais votado nos dois turnos – 51,07% no primeiro e 66,13% no segundo turno.

Na disputa para a Prefeitura em 2020, o PT conseguiu levar o ex-prefeito Elói Pietá ao segundo turno para enfrentar Guti, que mais uma vez se saiu vitorioso, quando se reelegeu prefeito de Guarulhos por mais quatro anos, obtendo 57,83% dos votos válidos. Já em 2022, apesar da vitória de Lula para presidente do Brasil, em Guarulhos, mais uma vez Jair Bolsonaro foi o preferido da população local, quando teve 45,46% no primeiro turno contra 42,79% de Lula. No segundo turno, nova vitória do ex-presidente do PL: 53,67% a 46,24%.

Para o Governo do Estado no mesmo pleito, Tarcísio de Freitas superou o candidato petista Fernando Haddad também em Guarulhos com 40,9% contra 39,3% no primeiro turno e 53,4% contra 46,6% no segundo, respectivamente.

Para concluir, agora em 2024, o PT não conseguiu chegar ao segundo turno com o deputado federal Alencar Santana, que acabou em quarto lugar no primeiro turno, com 9,67%. A outra candidatura considerada de esquerda, liderada pelo ex-petista Elói Pietá, que concorreu pelo Solidariedade, com apoio de partidos de Centro, acabou derrotada pelo vereador Lucas Sanches do PL, no último domingo. Foi 58,55% a 41,45%.

Posso ajudar?