Em outdoors e cartazes espalhados pela cidade, a Prefeitura informou que o primeiro viaduto do Trevo de Bonsucesso seria aberto em 6 de dezembro. Mesmo que fosse verdade, a entrega estaria atrasada em mais de um ano. Mas – mais uma vez, como se tornou comum durante todo o mandato do atual prefeito Sebastião Almeida (PT) – a propaganda (paga com dinheiro da população) era mentirosa.
Somente nesta quarta-feira, dia 28, com 22 dias de atraso em relação a data anunciada nestas propagandas e com mais de um ano de déficit em relação às promessas feitas na campanha de 2012, o prefeito promoveu uma cerimônia para liberar o primeiro viaduto do Novo Trevo de Bonsucesso, no km 209-B da Rodovia Presidente Dutra, sentido São Paulo/Rio de Janeiro, além da alça para Bonsucesso e Água Chata.
Ainda em tom festivo, sem abordar os problemas acumulados devido aos atrasos e ao projeto mal elaborado por seu antecessor Elói Pietá, que inaugurou a mesma obra em 2004, Almeida divulga, por meio de release que a abertura desse novo acesso ao tráfego permitirá o aumento da capacidade do trevo, favorecendo o acesso de veículos no sentido Bonsucesso e Dutra/Rio de Janeiro. O viaduto tem 74 metros de comprimento por 14,4 m de largura e conta com três faixas de rolamento para veículos e barreiras de segurança de concreto, além de passeio para pedestres, com guarda-corpo.
Como se não fosse responsável pelos atrasos, Almeida discursou: “A cidade precisa ter mais obras dessa magnitude, dessa dimensão, que proporcionam possibilidades reais de desenvolvimento e dão condições para o próximo prefeito continuar o que estamos deixando, porque a obra não está parada, ela continua e tem recursos financeiros para isso”, afirmou Almeida.
No evento desta quarta-feira, houve ainda a abertura da pista marginal norte da via Dutra, que permitirá o acesso por alça diretamente para Bonsucesso e Lavras. A expectativa é que esse acesso alivie o trânsito, proporcionando maior fluidez para quem procura aqueles bairros, proporcionando melhorias importantes ao tráfego.
Alterações no trânsito
O novo viaduto possui três faixas de rolamento e, portanto, duplicam a capacidade da rodovia nesse trecho, além de servir para acesso direto ao bairro de Bonsucesso, através de alça exclusiva. Todo o trecho aberto ao tráfego nesta quarta-feira possui sinalização refletiva, iluminação e asfalto em borracha (concreto asfáltico com incorporação de borracha) para melhorar o conforto ao rodar. Os trechos mais altos foram protegidos com defensas metálicas e barreiras de concreto.
Os veículos que, por sua vez, se utilizam da avenida Julia Gaioli para acessar a avenida JK rumo ao bairro do Pimentas poderão se utilizar da rua Eduardo Fronner, já que a próxima etapa de obras prevê a construção de uma alça que interferirá com o trânsito nesse local.
Debaixo do viaduto da via Dutra, foram liberadas nesta quarta-feira as quatro pistas de rolamento no sentido Bonsucesso, ciclovia e passeio, protegidos por barreira de concreto. As obras, no entanto, não pararam. Há interdições para alargamentos, próximo a rua Antonio Mestriner.
A pista Marginal Sul do Novo Trevo de Bonsucesso permanece em obras, com grande parte já pavimentada e a concretagem do primeiro dos três vãos do viaduto está prevista para ocorrer no início de 2017. A nova pista sentido Pimentas também já está pavimentada e contará com três faixas de rolamento.