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Com o SUV compacto T5, JAC vai para cima do Ecosport e do Duster

A JAC dá mais uma grande cartada para garantir um lugar ao sol no disputado mercado brasileiro de carros, em um momento bastante difícil para a economia. Enquanto os fabricantes acumulam baixas nas vendas, chega às revendas da marca o T5, um SUV compacto que apresenta qualidades de sobra para se dar bem por aqui. 
 
O GuarulhosWeb conheceu o carro de perto nesta sexta-feira, durante o lançamento, quando realizou um teste drive entre São Paulo e a Riviera de São Lourenço, no litoral norte paulista. Com motor 1.5 16V VVT JetFlex, ele conta – neste primeiro momento – com câmbio manual de 6 marchas. A versão automática (caixa CVT) chega em agosto.
 
O T5 chega para enfrentar principalmente as versões de entrada do Ford Ecosport e Renault Duster, além do Peugeot 2008 e o Citroën Aircross. Porém, por um preço bem interessante pelo número de equipamentos (alguns nem disponíveis como opcionais nos concorrentes) que oferece desde a versão de entrada. Parte de R$ 59.990,00 e vai até R$ 68.990,00, um modelo bem completo. 
 
Durante o teste drive, as primeiras impressões foram as melhores. Bom desempenho na estrada, ótimo espaço interno, baixo nível de ruído e facilidade para interagir com a tecnologia oferecida pelo kit multimídia (disponível de série na versão mais completa). 
 
 
O kit multimídia, feito pela Foxconn, oferece mirror link e tela de 8 polegadas. Ele vem também desde a versão de entrada com ESP, assistente de partida em rampas, luzes diurnas de LED e uma extensa lista de equipamentos.
 
O T5 exibe um design atual e agressivo, mesclando belas linhas da carroceria à combinação de spoiler preto na parte inferior dos para-choques, incluindo frisos cromados na parte de cima.
 
Na frente, a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas cromadas espessas, que lhe garantem identidade única. O capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto. 
 
A lateral mescla linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna C mais larga, bem pronunciada, dão o tom da robustez que convém a um SUV, a exemplo das rodas de liga de 16 polegadas e dos apliques plásticos em linha ascendente nas portas traseiras.
 
Interior 
 
Por dentro, impossível não notar um certo exagero no uso de plásticos. Mas há um bom contraste a partir do quadro de instrumentos, com dois grandes mostradores hexagonais: velocímetro e contagiros. 
 
Já no meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo. Para diminuir o impacto visual de tanto plástico, molduras acetinadas envolvem o quadro de instrumentos e as aletas de ventilação.
 
O sistema de ar-condicionado – posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia – é digital e automático. Basta definir a temperatura desejada e fixá-la no mostrador. Abaixo, o motorista encontra as tomadas USB e HDMI, que serão utilizadas para espelhamento do telefone celular do kit multimídia.
 
Como maior destaque, no meio do painel, está o aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela Foxconn, que garante a conectividade. O sistema incorpora, também, a câmera de ré.
 
O sistema multimídia da Foxconn (opcional), totalmente intuitiva e em português, possui conexão HDMI e Bluetooth, leitor de MP3, entradas USB e SD Card. A novidade fica por conta da função “Link”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas.
 
Essa flexibilidade permite, segundo a JAC informa, utilizar e operar aplicativos como o Waze, verificar e-mails ou acessar o Facebook, e até visualizar o álbum de fotos do seu celular, diretamente do painel do carro. 
 
SUV compacto mas com bom espaço
 
Com 4,325 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o T5 possui porte bem semelhante ao dos principais modelos do país, considerando suas respectivas versões de entrada. 
 
Confira os preços e o que cada modelo oferece
 
Pack 1  – R$ 59.990:
Ar-condicionado digital e automático;
Vidros das quatro portas, trava central e retrovisores com acionamento elétrico
Alarme antifurto;
TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada e acusa no painel;
Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
Sensor de estacionamento;
Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
Sistema de freios com ABS (antibloqueio), BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente. Esse recurso aprimora a segurança do veículo, à medida que previne qualquer tipo de aceleração involuntária, como um objeto que trave o pedal do acelerador pressionado. Ao “perceber” que ambos os pedais estão sendo usados, o sistema anula a aceleração e “entende” que os freios devem prevalecer) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
Faróis com regulagem elétrica de altura e acendimento automático (sensor crepuscular);
Banco traseiro bipartido 60/40;
Banco do motorista com ajuste de altura;
Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
Sistema JetFlex, bicombustível, que dispensa o uso do tanquinho suplementar para partidas a frio.
 
Pack 2  – R$ 64.990 
Rodas de liga leve aro 16;
Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
Rack no teto;
HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives, recurso que “segura” o carro imobilizado mesmo em subidas para as arrancadas, sem necessidade de uso do freio de estacionamento. Você engrena a primeira marcha e solta o pé do freio: o carro permanece parado por 2 segundos, tempo suficiente para dar início à aceleração; 
ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade, que age através de sensores em todas as rodas, que vão, em frações de segundo, monitorando constantemente as diferenças de velocidade entre elas. Caso ocorra alguma desaceleração repentina de uma das rodas versus as demais, o sistema “entende” que o carro está iniciando uma derrapagem e passa a frear individualmente as rodas do carro com o objetivo de devolvê-lo à trajetória. O sistema também age na aceleração do veículo, interrompendo-a quando necessário.
 
Pack 3 – R$ 68.990
Bancos revestidos em couro;
Kit multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas;
Câmera de ré.
 
Motor JetFlex 
 
Já utilizado com êxito na família J3 S, bem como no J5, o motor 1.5 16V VVT JetFlex é o responsável pelo desempenho do T5. Possui potência máxima de 125 cv a gasolina e 127 cv com etanol, a 6000 rpm. De torque, são 152 Nm (gasolina) e 154 Nm (etanol), ambos a 4.000 rpm. Apesar do peso acima de 1.200 kg, o T5 faz-se valer do câmbio manual de seis marchas para garantir um desempenho de destaque em sua categoria. Tanto que faz 0 a 100 km/h em menos de 11 segundos e chega a 194 km/h de velocidade máxima.
 
O foco no desempenho, porém, não prejudica o JAC T5 em relação ao consumo. É aí que tecnologia VVT entra. O Variable Valve Timing, ou Comando Variável de Válvulas, permite a variação no tempo de abertura das válvulas, fazendo com que o motor ofereça torque em baixas e médias rotações, bem como apresente potência nos altos regimes. Além disso, as primeiras marchas e o diferencial têm relações curtas (isso ajuda nas arrancadas), mas as marchas ascendentes oferecem relações longas, onde o motor “gira” pouco e favorece o consumo.
 
A maior prova disso é o selo “A” de eficiência energética conferido pelo Inmetro. De acordo com os testes do órgão, o T5 está entre os modelos mais econômicos de sua categoria: 6,80 km/l na cidade e 9,63 km/l na estrada (etanol) ou 8,18 km/l e 12,2 km/l (gasolina).
 

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