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Com obras atrasadas, monotrilho do Aeroporto de Guarulhos só ficará pronto em agosto, diz Anac

O monotrilho que ligará a Linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, ficará pronto apenas em agosto, segundo informações da concessionária GRU Airport à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Inicialmente, a previsão de entrega era fevereiro de 2024, mas com o novo prazo, a obra terá um atraso de um ano e meio.

A Anac informou que o atraso está relacionado a problemas construtivos, implantação de tecnologia e questões internas do consórcio responsável pela obra. Até esta quinta-feira (20), nenhum aditivo para prorrogação do prazo havia sido assinado, o que levou a agência a abrir um processo administrativo contra a GRU Airport. A concessionária pode ser multada por não cumprir o prazo estabelecido.

Obrigação contratual

O transporte está previsto no contrato de concessão do Aeroporto de Guarulhos, cabendo à Anac fiscalizar sua implementação. Segundo a agência, a concessionária tem a obrigação de oferecer um sistema de transporte automatizado de passageiros, conhecido como Automated People Mover (APM), que fará gratuitamente o trajeto entre a estação Aeroporto Guarulhos da CPTM e os terminais de embarque.

A GRU Airport é responsável por construir e operar o monotrilho, enquanto o fornecimento dos veículos é atribuição do consórcio AeroGRU.

Histórico de problemas

Anunciado em 2019 pelo então governador João Doria, o monotrilho, conhecido como People Mover, enfrentou questionamentos do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou falta de estudos para comprovar a viabilidade do modal. Em 2021, as obras foram interrompidas e só foram retomadas no ano seguinte, após o governo de São Paulo atender às exigências do tribunal.

O sistema terá 2.700 metros de extensão e contará com três composições, cada uma com capacidade para 200 passageiros. A primeira composição foi entregue em Cumbica em março de 2024.

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