Nem mesmo os fatores econômicos e sociais atrelados à segunda maior cidade do Estado e São Paulo e a nona do País foram capazes para reconhecer Guarulhos como cidade turística do Estado de São Paulo.em mesmo o fato de agrigar o maior aeroporto da América Latina pesou. Mesmo contando com a representação direta de quatro deputados estaduais na Assembleia Legislativa, não houve sequer menção para que o município pudesse englobar, por meio de emenda parlamentar ao projeto de lei elaborado pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB).
A reportagem do GuarulhosWeb entrou em contato com os deputados estaduais (Alencar Santana (PT), Auriel Brito (PT), Gileno Gomes (PSL) e Jorge Wilson (PRB)) por telefone ou via assessoria de imprensa para esclarecerem por quais motivos o município não obteve a indicação para receber o título de cidade turística. No entanto, nenhum deles deu qualquer tipo de resposta sobre o assunto.
Durante este ano foram apresentadas quase 300 cidades como sugestão para se tornarem de interesse turístico no Estado. Destas 132 entraram em tramitação no Poder Legislativo estadual. Braúna e Barbosa com 5 mil e 6 mil habitantes, respectivamente, estão entre as indicações dos parlamentares. Após três anos do recebimento do título, o município pode ganhar o reconhecimento de estância turística.
Caso atenda as exigências técnicas necessárias como possuir serviço médico emergencial, meios de hospedagem, serviços de alimentação, serviço de informação turística, além de um plano diretor para o desenvolvimento do turismo na região, a Prefeitura será contemplada com a quantia de R$ 600 mil reais por ano para investimentos no setor.