Maior medalhista brasileiro na história dos Jogos Paralímpicos, o nadador Daniel Dias conquistou sua primeira medalha e logo seu primeiro ouro na Paralimpíada do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira. Ele venceu a prova dos 200 metros livre, com o tempo de 2min27s88.
O nadador liderou a prova do início ao fim, mantendo longa distância dos seus adversários. Ele foi o nadador mais festejado pelo público desta noite na natação paralímpica.
O segundo lugar ficou o norte-americano Roy Perkins, com o tempo de 2min38s56. A medalha de bronze foi conquistada pelo britânico Andrew Mullen, com 2min40s65, seguindo a mesma sequência das eliminatórias disputadas pela manhã.
Daniel Dias competirá em mais oito provas no Rio-2016, cinco individuais e três revezamentos. Ele está na categoria S5 de dificuldade.
Dias é o maior medalhista do país, com 15 conquistas, dez de ouro, quatro de prata e um de bronze, conquistadas nas Paralimpíadas de Pequim-2008 e Londres-2012. Também é dono de 14 títulos e seis recordes mundiais.