Política

Com Pereira de vice, Eli consolida grupo governista à sua volta

O sindicalista José Pereira dos Santos (PDT), que até poucos dias apoiava o prefeito Sebastião Almeida (PT) em Guarulhos e a presidente afastada Dilma Rousseff (PT), oficializou nesta sexta-feira o apoio à pré-candidatura do deputado federal Eli Corrêa Filho (DEM) à Prefeitura e será o vice da chapa. Desta forma, o grupo do parlamentar disputará o Bom Clima com nada menos do que oito partidos que fizeram ou ainda fazem parte da atual administração municipal, que – segundo números do Ibope – tem 85% de rejeição entre o eleitorado. Até duas semanas atrás, Pereira conversava com Elói Pietá para ser vice na chapa do PT. 
 
Apesar de tentar se apresentar como oposição ao atual governo, Eli tem a seu lado ex-secretários de Almeida, além de outros políticos que tiveram cargos de primeiro e segundo escalão e estiveram ao lado do PT nos últimos anos. O próprio DEM que, em nível nacional se apresenta como adversário do partido do atual prefeito, em Guarulhos fez parte da administração. Não só a mãe de Eli tinha cargo comissionado como o filho do presidente estadual da legenda, Jorge Tadeu Mudalen, se manteve no governo municipal após as eleições de 2012. 
 
O ato de anúncio de Pereira como vice foi acompanhado pelos presidentes dos partidos deputado estadual Gileno Gomes (PSL), vereador João Dárcio (PTN), Rabih Khalil (PMDB), Rodolfo Machado (PRTB) e Abdo Mazloum (PEN). Também prestigiaram o momento os vereadores Professor Jesus, Heleno Metalúrgico, Laércio Sandes, Lamé, Elmer Japonês, Romildo Santos, Ramos da Padaria, Serjão Inovação e Rogério dos Santos. Participaram, ainda, representantes dos sindicatos dos Metalúrgicos, Químicos, Gráficos, Sindifícios, Aeroviários, Sindbeneficente, Stap, UGT e Força Sindical.
 
Eli Corrêa Filho recordou que a sua primeira candidatura aos 22 anos, em 1998, teve um apoio fundamental de Luiz Antonio de Medeiros, à época presidente da Força Sindical, um ex-ministro de Fernando Collor de Mello e que atualmente atua como secretário municipal do prefeito paulistano do PT, Fernando Haddad. “Quis o destino que estivéssemos juntos neste momento tão importante de renovação da história deste País, não só da nossa cidade”.
 
O presidente municipal do PDT, Armando Matos, até poucos dias secretário de Assuntos Legislativos de Almeida, destacou a liberdade de atuação dada à direção do partido e agradeceu às executivas estadual e nacional “por respeitar o diretório municipal de Guarulhos”.
O pré-candidato a vice, Pereira, que foi cotado para ser vice do pré-candidato do PT, Eloi Pietá, devido a sua ligação próxima ao atual governo e por ter mantido seu PDT na base de apoio do governo municipal, criticou a conduta de adversários que escolhem ações rasteiras, dizendo que a alternativa é manter o nível de discussão elevado com apresentação de propostas para que Guarulhos volte a ser uma cidade que gera oportunidades.
 
Francislene Assis de Almeida Corrêa, esposa do deputado, que teve os bens bloqueados pela Justiça por não acatar decisão de devolver R$ 32 milhões que teriam sido pagos irregularmente pelo Dersa por desapropriações no Rodoanel, ressaltou que muito mais relevante que os ataques baixos e sujos que está sendo alvo, o mais enriquecedor é poder estar nas ruas conversando com as pessoas. “Duvido que qualquer coligação tenha uma campanha tão leve, tão gostosa, tão saudável quanto este grupo que está aqui hoje”.
 

Posso ajudar?