Líder isolado do Mundial de Fórmula 1, Nico Rosberg começou na frente os trabalhos de pista do GP da Áustria, que será disputado neste domingo. O piloto alemão liderou a primeira sessão de treinos livres no circuito de Spielberg ao cravar o tempo de 1min07s373 na sua melhor volta, neste sexta-feira, superando com folga o seu companheiro de Mercedes, o inglês Lewis Hamilton, que ficou em segundo lugar com 1min07s730.
Vencedor das duas últimas edições desta prova e rodando com os pneus ultramacios fornecidos pela Pirelli, Rosberg “voou baixo”, pois cravou o novo recorde da pista austríaca como uma marca que foi mais de um segundo mais rápida do que a obtida no ano passado para assegurar a pole da mesma corrida, que foi de 1min08s455.
Rosberg e Hamilton, por sinal, andaram muito à frente do resto dos pilotos que foram para a pista neste primeiro treino livre em Spielberg. Terceiro colocado, o alemão Sebastian Vettel conquistou o terceiro lugar com um tempo quase 0s7 mais veloz do que o de compatriota da Mercedes ao percorrer a sua melhor volta pela Ferrari em 1min08s022.
A troca do asfalto do circuito austríaco, que ainda contou com a alteração de algumas zebras em seu traçado, possibilitaram que os pilotos andassem bem mais rápido do que no ano passado já neste primeiro treino livre. Até mesmo o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, quarto colocado com os tempo de 1min08s222, se mostrou mais veloz do que foi Rosberg na sessão qualificatória para o grid no ano passado.
Já a quinta colocação foi conquistada pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que cronometrou 1min08s528. Ele ficou logo à frente do espanhol Carlos Sainz Jr., que acaba de renovar seu contrato com a Toro Rosso para a temporada de 2017 e voltou a mostrar força ao conquistar a sexta posição com a marca de 1min08s803.
MASSA EM 7º – Amargando uma temporada ruim pela Williams até aqui, Felipe Massa, que foi para o novo asfalto de Spielberg com pneus supermacios, começou os treinos na Áustria andando no grupo dos primeiros colocados e fechou esta sessão livre em sétimo lugar, com 1min08s824. Assim, ele ficou à frente do seu companheiro de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, que fechou o grupo dos dez primeiros ao cravar 1min08s998 na sua melhor volta.
O holandês Max Verstappen, da Red Bull (1min08s962) e o russo Daniil Kvyat, da Toro Rosso (1min08s990), garantiram respectivamente a oitava e a nona colocações. Para Verstappen, porém, não houve muitos motivos para comemorar seu lugar no Top 10, pois ele acabou quebrando a suspensão dianteira do seu carro ao passar por uma zebra mais alta na curva 6 do circuito austríaco. Após a quebra, o monoposto foi parar na brita e de lá não teve como sair.
O brasileiro Felipe Nasr, por sua vez, segue sofrendo muito com as limitações de sua Sauber e fechou este primeiro treino na 20ª e antepenúltima posição, com o lento tempo de 1min10s314, que foi quase três segundos mais lento do que o de Rosberg.
Nasr, entretanto, usou um motor velho já visando não estourar a cota de unidades de potência permitidas pelo regulamento da F1. Isso dificultou ainda mais sua vida e assim ele só ficou à frente do indonésio Rio Haryanto, penúltimo com a Manor, e do mexicano Alfonso Celis, pilotos de testes da Force India, que substituiu o mexicano Sergio Pérez na primeira sessão e acabou terminando em último.
O segundo treino livre do GP da Áustria será disputado a partir das 9 horas (de Brasília) desta sexta, mesmo horário da sessão qualificatória para o grid neste sábado e da corrida no domingo, quando será realizada a nona etapa deste Mundial. Líder do campeonato, Rosberg tem 141 pontos, contra 117 do vice-líder Hamilton.