Cidades

Com reivindicação já atendida, professores parados em Guarulhos terão dias descontados

A audiência de conciliação entre Prefeitura de Guarulhos e Stap (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública), realizada nesta quinta-feira pelo Tribunal de Justiça, não teve acordo, já que a administração municipal já atendeu a reivindicação dos professores da rede pública municipal, que é o pagamento do Piso Nacional do Magistério a toda categoria.

Desta forma, prevalece a liminar concedida na última segunda-feira que considerou a greve abusiva e determinou que a categoria mantenha 100% das aulas, para não prejudicar os alunos e seus pais. A Prefeitura reitera que vai descontar todos os dias parados da minoria de profissionais que não estão indo ao trabalho.

No entanto, o Stap segue ignorando a decisão judicial. Numa assembleia realizada no final da tarde, em frente ao Adamastor, um grupo de pouco mais de 100 pessoas, entre professores, sindicalista e assessores políticos votou pela manutenção do movimento. Em cima do carro do som, Pedro Zanotti, presidente do Stap, chegou a dizer que vai tirar professores que estão trabalhando de dentro da sala de aula. “São nossos inimigos”, gritou logo após exclamar um palavrão.

Durante a audiência, o desembargador entendeu que não há nada mais para a Prefeitura oferecer, já que a reivindicação do movimento já foi atendida. Diante da recusa dos sindicalistas de aceitar, não houve conciliação. Desta forma, a liminar que prevê o pagamento de R$ 10 mil pelo Sindicato por dia de descumprimento da decisão segue valendo.

A administração municipal, ao ser questionada pelo GuarulhosWeb, voltou a informar que não tem mais o que negociar e mantém a posição de descontar os dias parados daqueles que insistem em descumprir a decisão da Justiça. A Prefeitura paga o Piso Nacional do Magistério a todos os professores da rede municipal. Cerca de 130 que tinham seus vencimentos abaixo do piso tiveram a situação regularizada e receberam os pagamentos retroativos a janeiro efetuados na semana passada.

Posso ajudar?