O PSB, um dos partidos que mais elegeram vereadores nas últimas eleições, graças à boa votação do prefeito Guti no primeiro turno de 2016, pode ser uma ótima legenda para nomes novos. Dos três eleitos em 2016 mais Eduardo Soltur, que se elegeu pelo PSD e migrou para o partido do prefeito, apenas um – Wesley Casaforte – deve disputar o pleito deste ano pela legenda. O prazo para troca de legendas e filiações termina nesta semana.
Todos os demais parlamentares devem deixar o PSB, o que pode facilitar que candidatos com um bom potencial eleitoral consigam obter êxito nas urnas, já que não terão que disputar espaço com vereadores que buscam a reeleição. Confirmaram a saída do PSB Eduardo Carneiro, líder do governo na Câmara, Eduardo Soltur e também Rafa. O último inclusive, depois de passar todo o mandato até aqui na base, beneficiando-se da proximidade ao poder e defendendo Guti, tem caminho incerto, já que – de maneira contraditória à sua conduta – flerta com opositores ao prefeito.
Além de Wesley Casaforte, o secretário adjunto de Cultura, Adalmir Abreu, que ficou com a primeira suplência do PSB, deve permanecer na legenda, que irá caminhar ao lado do prefeito Guti, que nesta semana deverá anunciar seu novo partido, que deve ser o PSD.